O Bonsucesso hoje é um senhor de 107 anos que vive de suas histórias e que histórias. Amargando o rebaixamento prematuro para a Terceira Divisão em 2021, o clube disputou a Série A do Campeonato Carioca em 63 ocasiões e já foi muito respeitado na elite no século passado. O tradicional Leão da Leopoldina, que revelou inúmeros jogadores para o futebol brasileiro e tem boas campanhas no Estadual, era o chamado intruso na festa dos gigantes. E ficou marcado por ser responsável direto por atrapalhar o oba-oba do 'já ganhou' do Flamengo em 1968.
Durante a Taça Guanabara, então torneio à parte que dava vaga para a Taça Brasil ao campeão, o time da Gávea estava muito próximo de conquistar o troféu após um empate sem gols com o Botafogo em 8 de setembro. As equipes estavam empatadas com nove pontos na liderança e o Flamengo tinha um jogo a ser disputado justamente contra o lanterna Bonsuça.
Nem o mais cético dos torcedores acreditava que o Flamengo perderia aquele título que 'já estava na mão'. Ao fim do clássico, diante de 123.229 torcedores no Maracanã, Carlinhos, Silva, Liminha e cia. deram volta olímpica, fizeram a festa, presentearam a Nação com uniformes... Só faltava a taça. E um jogo a ser disputado.
No dia 11 de setembro, o modesto Bonsucesso iria pregar talvez a sua maior peça no futebol carioca e ser uma das maiores zebras da história. Na 'ressaca do título', perante 47.821 pagantes no Maracanã, o time comandado pelo técnico Velha venceu por 2 a 0, gols de Gonçalves, aos 16 da etapa inicial, e Morais, aos 44 minutos do segundo tempo.
Ao todo, o Bonsucesso enfrentou o Flamengo em 149 jogos. Foram 115 derrotas, 23 empates e apenas 11 vitórias. 148 gols a favor e 464 contra.
A vitória rubro-anil 'obrigou' o Botafogo a voltar às pressas do México, onde realizava uma excursão, para disputar o jogo-extra, que definiria o campeão da Taça Guanabara de 1968.
Na grande decisão, o Flamengo não viu a cor da bola e perdeu para o Botafogo por 4 a 1, gols de Gérson, duas vezes, Zequinha e Roberto, com Dionísio marcando para o rubro-negro.
O Botafogo pode ter levado o título, mas no fim das contas, o Bonsucesso foi o campeão moral.
Nunca desistir! Esse é o Bonsucesso!
BONSUCESSO 2x0 FLAMENGO
LOCAL: Maracanã
RENDA: NCR$ 115.470,00
PÚBLICO PAGANTE: 47.821.
ÁRBITRO: Armando Marques.
AUXILIARES; Carlos Costa e José Aldo Pereira
BONSUCESSO: Ubirajara, Luís Carlos, Jurandir, Paulo Lumumba e Albérico; Fifi (Moisés 64'), Didinho e Gibira; Gilbert (Jair Pereira 67'), Gonçalves e Morais. Técnico: Velha
FLAMENGO: Claudinei; Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique; Carlinho e Liminha; Luis Cláudio (Zézinho intervalo), Fio, Silva e Rodrigues Neto. Técnico: Válter Miraglia
GOLS: Gonçalves 16' 1ºT, Morais 44' 2ºT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!