16/03/2022

LUSA E BONSUÇA VIVEM MOMENTOS DISTINTOS DESDE A COPA RIO 2019


Bandeira do Bonsucesso na arquibancada social do clube
Foto: Raphael Santos

Bonsucesso e Portuguesa hoje caminham lado a lado, mas em estradas diferentes. Os clubes firmaram nos últimos dias uma parceria para cessão do estádio Leônidas da Silva, onde as categorias de base da Lusa mandarão seus jogos no local durante 2022 para justamente aliviar o número de partidas no Luso-Brasileiro com duelos do Brasileiro da Série D e Brasileirão Feminino (acordo entre o clube da Ilha do Governador e o Flamengo). 

Em troca, o Rubro-Anil viu o estádio passar por reformas estruturais como pintura nas arquibancadas, social e na fachada na Avenida Teixeira de Castro além do tratamento do campo sendo responsabilidade da Portuguesa a partir de então. 

As duas equipes estiveram frente à frente pela última vez na decisão da Copa Rio de 2019. O Bonsucesso levou a melhor ao vencer por 1 a 0 e tinha a chance de disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Brasileiro no ano seguinte. 

No fim, alegando falta de recursos para manter uma folha salarial por mais alguns meses e abdicando de R$500 mil, o Boavista acabou com a vaga na Copa do Brasil. 

Ainda em 2019, o Leão da Leopoldina não teve forças para avançar a fase final da Série B do Estadual.

O vice-campeonato da Copa Rio para a Lusa teve um impacto, mas o time da Ilha do Governador acabou saindo ainda mais fortalecido com a lição. De lá para cá, é a Portuguesa quem vem se tornando uma quinta força no Rio de Janeiro. 

Em 2020, o clube ainda não conseguiu alçar voos altos no Estadual, terminando em 9º na classificação geral, mas na última temporada, a 'Zebra' já começou a  ser mais respeitada. O clube de menor investimento terminou em terceiro (21 pontos - atrás de Flamengo e Fluminense) na Taça Guanabara, garantindo uma vaga inédita para as semifinais do Carioca. A classificação teve um peso ainda maior porque ficou à frente de gigantes como o Vasco e Botafogo. 

Nas semifinais, foi valente. Empatou com o Fluminense por 1 a 1 no primeiro jogo e perdeu a partida da volta por 3 a 1, no Maracanã. Nomes como Chay, Mauro Silva, e Marlon, todos ex-Bonsucesso, se destacaram e foram negociados. Até o técnico Felipe Surian acertou sua transferência para o Sampaio Correa, da Série B do Brasileirão. 

Esse ano, a Portuguesa novamente vai fazendo história. A equipe terminou em 6º na Taça GB com 12 pontos e avançou para a Taça Rio (encara o Resende). Mas, na Copa do Brasil é que o time está 'voando alto'. Jogando em casa nas duas primeiras fases da competição, a Lusa despachou CRB e Sampaio Correa (ambos da Série B do Brasileirão). No somatório, o clube já embolsou R$3,2 milhões.

Se a Portuguesa vai dando sinais de progressão, o Bonsucesso da Copa Rio pra cá só regrediu. Em 2019, não avançou às semifinais do Estadual da Série B. No ano seguinte, se viu numa crise profunda politicamente e também na gestão do futebol, com o rompimento do contrato com antigos gestores que deixaram para trás dívidas com o elenco. José Agnaldo Sena assumiu o futebol no olho do furacão após um WO dias depois do aniversário de 107 anos do Bonsuça. 

A nova administração não conseguiu evitar a queda direta para a 4ª Divisão com a mudança de regulamento. O time terminou em penúltimo em 2020 com apenas oito pontos em 16 jogos (o Campos foi o último). 

Em 2021, as esperanças foram renovadas, mas com um trabalho equivocado do início ao fim, o clube novamente sucumbiu perante os próprios olhos e amargou apenas a sétima posição sem avançar a fase decisiva. Na atual temporada, o Bonsucesso estará novamente na Série B2 com uma longa estrada pela frente se quiser um dia novamente figurar na elite. Enquanto isso, estende a mão para a Portuguesa em troca de ajuda para poder manter a estrutura da sede de pé enquanto vê parte do seu patrimônio na mão de uma empresa por dívidas antigas (confira aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!