02/03/2022

FERJ DEFINE FORMATO E INÍCIO DA SÉRIE A2 DO CAMPEONATO CARIOCA


Marcelo Vianna, diretor de competições da FERJ
Foto: Úrsula Nery/FERJ


A Série A2 do Campeonato Carioca começará no dia 30 de abril e terá a repetição do formato das últimas edições com a Taça Santos Dumont e a Taça Corcovado antes do Turno Final. Os 12 times estão divididos em dois grupos:

Grupo A: America, Cabofriense, Angra dos Reis, Americano, Macaé e Olaria

Grupo B: Friburguense, Gonçalense, Maricá, Sampaio Correa, Artsul e o rebaixado da Série A

No primeiro turno, os clubes se enfrentam em turno único dentro do próprio grupo. Já na Taça Corcovado, os confrontos são entre os grupos A e B sem returno.

Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais dos turnos através de cruzamento olímpico, em partida única. As equipes que se classificaram em primeiro terão direito a jogar em casa e a vantagem do empate para avançar à final (jogo único).

A FERJ definiu que para a partida final da Taça Santos Dumont será sorteado o mando de campo e não haverá vantagem de pontos para nenhuma das associações.

A campeã da Taça Santos Dumont e a campeã da Taça Corcovado jogarão a final em duas partidas, em sistema de ida e volta, sem vantagem de pontos e saldo de gols para nenhuma delas.

A associação campeã de turno melhor classificada no somatório de pontos obtidos nos dois turnos (Taça Santos Dumont e Taça Corcovado), aplicados os critérios de desempate, quando couber, terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final.

O artigo mais polêmico do Estadual está mantido em mais uma edição: Caso uma única equipe seja cam

peã da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado, e uma associação tenha obtido maior número de pontos do que a campeã, no somatório de pontos das partidas dos Grupos A e B da Taça Santos Dumont e Taça Corcovado, a final será realizada entre a campeã dos dois turnos e o clube que tenha obtido o maior número de pontos ganhos do que a campeã, aplicados os critérios de desempate, em caso de mais de uma associação obter o maior número de pontos do que a campeã dos turnos.Caso uma mesma associação seja campeã da Taça Santos Dumont e da Taça Corcovado, e nenhuma outra associação a supere em pontos ganhos nas partidas dos Grupos A e B da Taça Santos Dumont e Taça Corcovado, a equipe vencedora dos dois turnos será declarada campeã estadual, sem a necessidade da realização da final.

O lanterna na classificação geral do Carioca, que correspondem ao somatório de pontos obtidos nos grupos A e B, estará submetida ao descenso para a Série B1 e, obrigatoriamente em sequência, participará do seu respectivo campeonato, independentemente do lapso temporal entre o término do campeonato da Série A2 e o início do Campeonato da Série B1.

Importante frisar que na temporada de 2023, estarão submetidas ao descenso as duas últimas associações na classificação geral do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!