09/04/2021

FANÁTICO, CÉSAR AUGUSTO NÃO MEDE ESFORÇOS PARA TORCER PELO CESSO: "VOU DE CARONA, JEGUE E CARROÇA"

César Augusto abraçado com a bandeira no Engenhão durante a final  da Copa Rio
Foto: João Carlos Gomes

O Bonsucesso vivenciou um dos piores capítulos da sua história no ano passado ao ser rebaixado para a 4ª Divisão, mas até pouco tempo, o clube se sagrava campeão inédito da Copa Rio sobre a Portuguesa, no Engenhão, por 1 a 0, em 2019. Quem esteve ao lado do clube em todos os momentos e é um 'fanático' de carteirinha é César Augusto, de 59 anos. Sócio rubro-anil há décadas, o torcedor já viveu bons e maus momentos acompanhando o centenário time em diversas partes dos 43.696 km² de extensão do Rio de Janeiro.

César Augusto, que não mede esforços nem mesmo na pandemia para acompanhar o Bonsucesso (acredite se quiser), concedeu uma entrevista exclusiva ao Fanáticos pelo Cesso e contou muitas boas histórias dessa relação com o Bonsuça que vai muito além do futebol. Para César, o Bonsucesso é como um filho e faz parte do seu dia a dia. 

"Eu tinha carro, moto e ia do meu jeito, mas perdi a habilitação após uma blitz da Lei Seca. Agora, vou de carona, ônibus, trem, jegue, carroça...", disse um bem humorado torcedor.

Personagem da reportagem da TV Globo na Copa Rio, César Augusto também foi protagonista da dor de ter sido testemunha ocular do W.O para o Artsul, na Bariri, dias após o aniversário do Bonsucesso de 107 anos. Esse episódio ele considera uma das maiores manchas da história.

"Fui ao clube no dia anterior porque sabia que o antigo gestor tinha atrasado os pagamentos. Estava um disse me disse danado. Vi alguns jogadores um dia antes da partida na Teixeira de Castro conversando com um funcionário. Não cheguei perto porque não me dizia respeito. Sou apenas torcedor. Na saída, perguntei a um deles se teria jogo. Ele me respondeu que sim porque tinham se comprometido a ir. Mas, no dia da partida, um amigo do clube me avisou que o time não entraria em campo. Achei muito estranho porque ajudei a descarregar o material da delegação na Bariri. Na porta do vestiário, um dos atletas que esteve no estádio brincou comigo: 'Quer jogar? Tem chuteira, short e camisa...'. Pensei comigo que isso não poderia ser sério. Saí do vestiário e fui para a cabine porque tinha sido convidado para comentar o jogo por uma rádio web. O tempo foi passando e realmente veio o W.O. Foi a página mais triste que eu vi do Bonsucesso."

César Augusto ainda viveu um episódio curioso nesse 'jogo' já que foi cobrado pela FERJ quanto aos custos da realização do confronto.

"No final, ainda passei constrangimento. Uma funcionária da FERJ veio me cobrar despesas, mas eu não tinha nada a ver com isso. Posteriormente, o clube pagou, mas eu não era dirigente. Sempre fui torcedor. Quem deveria pagar tinha ido embora. Até os responsáveis pelo Olaria me contaram que o Bonsucesso não havia quitado o aluguel do campo. É tudo muito triste."

César sente uma ponta de frustração e indignação até hoje ao relembrar o episódio na Bariri.

"Acompanho o Bonsucesso há muitos anos. Sabemos que o Bonsucesso é um time de bairro e com gestões muito mal feitas, porém, é um clube bem localizado e que está na paixão de muitas pessoas. Saí da arquibancada vendo que tudo estava acabando. Me aborreci muito. É o fundo do poço um W.O. O antigo gestor cometeu um erro imensurável. Ele deixou de pagar jogadores que dependiam daquele salário. Ouvi de um jogador que ele estava trabalhando em obras para colocar o sustento na sua casa já que o clube estava atrasando salários. O pior é que ninguém colocou a cara para responder. Só transferem a culpa. A culpa é da presidência, sim."

Um ano antes, César Augusto tinha motivos para comemorar. Em uma campanha surpreendente, o Bonsucesso levantou o troféu da Copa Rio após derrubar outros favoritos ao título durante a trajetória até a final, no Nilton Santos, o Engenhão. O rubro-anil sempre foi otimista em acreditar ser possível conquistar aquela taça e levá-la para à Teixeira de Castro. 

"Quando o Caio foi expulso e o Emerson (zagueiro) pegou três pênaltis contra o Maricá, nas quartas de final, eu percebi que estávamos com muita sorte. Passamos pelo Boavista também nas penalidades. Depois daquela semifinal ninguém tiraria o nosso título. No dia da final, eu nem dormi direito. Chego até a me... (chora) É muita emoção. Fomos de ônibus para o estádio. Muita gente mesmo. Fomos em peso. Estava muito contente com aquele momento. A Portuguesa estava melhor  no jogo, mas vencemos com um golaço do Denilson acertando a forquilha. Já torci muito para o Bonsucesso nos acessos, mas esse foi o ponto alto da história. Foi algo inédito. Uma emoção fora do comum."

César acompanha o jogo do Bonsucesso na Bariri
Foto: Arquivo Pessoal

César Augusto só lamenta a pouca importância dada pelos dirigentes ao título inédito logo após a conquista.

"Por incrível que pareça, os meninos da torcida fecharam a Teixeira de Castro comemorando o título, mas o clube campeão da Copa Rio estava completamente fechado como se nada tivesse acontecido. Uma conquista memorável, que daria direito a Copa do Brasil, e os caras não abriram o Bonsucesso para nada. O mínimo era abrir a nossa sede para comemorar. Tivemos que comemorar em um bar em frente como se fosse um time de pelada. É inacreditável", salientou.

César Augusto não esconde que a sua paixão pelo Bonsucesso vem desde pequeno e que jamais mediu esforços para estar na arquibancada, por algumas vezes, até mesmo sozinho, mas sempre uma voz ativa para apoiar os jogadores em campo.

"Eu fui morar em Bonsucesso ainda criança. Meus avôs eram daqui. O primeiro estádio que eu entrei foi a Teixeira de Castro. Eu ia a jogos do Merci (supermercado que hoje é o Guanabara) na sexta-feira à noite só pra você ter uma noção do tempo que eu prestigio o clube. Quando eu era menino, os coleguinhas me sacaneavam por eu ser Bonsucesso. Então, como meu tio era Vasco, passei a dizer que era cruzmaltino. Mas, eu não saio da minha casa para ver o Vasco. Saio só para ver o Bonsucesso. Já estive em muitos locais. O último (jogo) foi em Avelar, em Paty do Alferes. Minha paixão é grande e por várias décadas. Já fui a todos os locais: Casemiro de Abreu, Resende, Itaperuna, Cardoso Moreira, Campos... Tudo muito longe (risos)."

César também tem histórias curiosas e até mesmo engraçadas para acompanhar o Bonsucesso nos quatro cantos do estado. 

"Fui uma vez com a delegação quando era adolescente e tive que empurrar o ônibus do Bonsucesso que enguiçou após um jogo contra o Campo Grande, no Italo Del Cima. Era um ônibus de carreira. Saltou todo mundo para empurrar. Apesar do fato inusitado, foi uma farra", disse já recordando de outra lembrança.

"Passamos um sufoco maior contra o Audax. na Sendolândia. Foi uma chuva horrível que pegamos porque os donos da casa não deixaram a gente ir para uma parte coberta. Foi uma tempestade inacreditável. Foi um sufoco a nível de torcer."

César Augusto também sempre foi reconhecido pelas torcidas de massa do Rio de Janeiro e enfatizou que sempre foi bem recebido por todos devido sua paixão pelo clube do bairro.

"Fui assistir Vasco e Bonsucesso com a nossa camisa no meio deles. Levei dois sacos de papel picado. Quando o time entrou, joguei papel picado para o alto. O pessoal ria e me aplaudia. Outros me chamaram de maluco, bêbado... Eu era e sempre fui fanático pelo Bonsucesso."

Em 2015, César relembrou outra passagem da ansiedade em chegar cedo aos estádios para acompanhar cada detalhe da preparação do time para os jogos.

"Fui assistir um jogo Botafogo e Bonsucesso, no Engenhão (derrota por 4 a 0, em 2015) e ao chegar na bilheteria me deparei com a funcionária cochilando. Não entendi bem porque e ela me explicou que minha esposa e eu éramos os primeiros a comprar um ingresso como visitante naquele dia. Botafoguenses me pararam para tirar fotos comigo. Eu sempre prestigiei os jogos com a minha bandeira. Passei inúmeras vezes no meio da torcida do Flamengo e jamais tive problema com torcedor. Pelo contrário. Sempre brincava que não queria brigar com eles."

César Augusto ao lado da esposa Angela
Foto: Arquivo Pessoal

Há mais de dez anos com a inseparável Ângela, César Augusto carrega a esposa para assistir os jogos do Bonsucesso.

"Nós já fomos para rodoviária para esperar um ônibus rumo a Cabo Frio para uma partida às 9 e 30 da noite. Fui com minha esposa. Ela sempre me acompanhou. Ela gosta muito. Minha mãe também já foi comigo aos estádios", disse o filho da dona Maria do Céu.

Uma de suas alegrias era acompanhar as partidas no estádio Leônidas da Silva, que está fechado desde 2014 para partidas oficiais. Ele lembra muito bem como era torcer atrás do gol à esquerda da arquibancada social.

"Fazíamos uma algazarra atrás do gol. O Cortez, do Grêmio, e o William Barbio, ex-Vasco, já sofreram aqui no Leônidas da Silva quando estavam no Nova Iguaçu, por exemplo. Sempre sacaneávamos os goleiros durante o jogo. Tinha goleiro que pedia por favor para pararmos com as brincadeiras. Uma vez, sacaneamos um jogador adversário que tinha uma bunda enorme. De tanto a gente zoar, ele abaixou o calção pro lado da arquibancada. Ele caiu na gargalhada durante o jogo. Era uma diversão. Muita gente também entrava na pilha. Um goleiro saiu correndo atrás de mim para me agredir. Ele tinha sido barrado porque atuou mal contra a gente. No jogo seguinte, na entrada do time, ele me viu quando gritei que ele não agarrava nada. Foi o suficiente para ele vir na minha direção. Estou correndo até agora na Teixeira de Castro. Se ele me pegasse eu estava ferrado!"

Ciente de todos os problemas que atravessa o Bonsucesso, César Augusto não abandona o clube e promete acompanhar novamente o time na Série B2 e na Copa Rio, mesmo se for preciso enfrentar a pandemia novamente e não acredita que a centenária agremiação esteja caminhando para o seu fim. 

"Acabar não acaba porque há apaixonados pelo clube. O problema é a gestão. Até hoje, você paga a mensalidade no papelzinho. Não é bobagem. Não digo que falta capacidade, mas sim, condição de comandar o Bonsucesso. São presidentes que entram pela janela e não conhecem nada do clube. São gestores que prometem e não cumprem. O momento é muito conturbado. Eu estive na eleição e vi o quão difícil tem sido todas as movimentações internas. Meu nome não estava na lista de aptos a voto. Sou sócio adimplente há décadas. Jeito tem, mas precisa colocar pessoas com capacidade", concluiu.

Confira abaixo o emocionante relato de César Augusto na transmissão da Rádio Jovem Carioca, durante o jogo do W.O entre Bonsucesso x Artsul, pela Série B1 de 2020:

5 comentários:

  1. Bonsucesso é minha paixão não importa a divisão

    ResponderExcluir
  2. Cesar, nosso parceiro, fantasma rubro-anil no Engenhão...

    ResponderExcluir
  3. César Augusto, esse é Rubro Anil, está sempre em todos os jogos é um dos Grandes torcedores do Bonsucesso!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/09/2021

    César sou o Marcelino te conheci em Bacaxá, bacana a reportagem,sempre leio os Fanáticos, você é parente do Dr Flávio ou do Dr Marcelo?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Não sou parente .Na verdade nem conheço pessoalmente nenhum dos dois

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!