Marcelo Cabo está de volta ao Rio de Janeiro. O treinador, que começou a carreira na base do Olaria, retorna à Zona Norte da cidade para comandar, desta vez, o Vasco. Com passagens pelo Sub-13 a Sub-20 do clube da Bariri, o treinador teve a sua primeira oportunidade como profissional no Bangu. De lá, passou pelo São Bento-SP até a primeira 'parada' no exterior.
O treinador aceitou o desafio de dirigir, entre 2004 a 2005, o Sub-17 do Al Hilal, da Arábia Saudita, um dos clubes mais ricos do Oriente Médio. A experiência o fez chegar à Seleção do país no posto de auxiliar de Marcos Paquetá.
Após a chance do outro lado do mundo, Marcelo Cabo voltou ao Brasil. Apesar do currículo de Marcelo Cabo não constar o Bonsucesso, o técnico teve uma curta passagem pela Teixeira de Castro na Série B do Campeonato Carioca de 2007. Foram apenas dez jogos até a demissão após a partida contra o Duque de Caxias, no empate em 0 a 0, pelo returno do Grupo B. Foram três vitórias, cinco empates e duas derrotas.
A decisão partiu do diretor de futebol Jaider Moreira, que comunicou ao elenco a saída do treinador no vestiário.
"Futebol é assim mesmo. O time não jogou bem e nesse momento precisamos do resultado para nos classificar. Entendi que o momento de mudar era agora. Vamos definir se contratamos outro treinamos ou se vamos manter o Badú", disse Jaider Moreira à época ao Jornal dos Sports, confirmando que o auxiliar comandaria o time temporariamente. O Bonsucesso acabaria em 4º do grupo, avançando à próxima fase.
Após o Bonsucesso, Cabo passou pelo CFZ e Al Nasser (Kuwait) até chegar à Seleção Brasileira como observador-técnico de Dunga. O convite partiu de Jorginho, que assim como Cabo, dava os primeiros passos na carreira. Eles se conheceram justamente no período em que o treinador esteve no Bonsucesso.
Pela Seleção, Cabo conquistou o título da Copa das Confederações de 2010 e participou das Eliminatórias e do Mundial na África do Sul.
Conhecido no Oriente Médio, ele retornou para o Kuwait, desta vez, para o Al Arabi. Dirigiu ainda o Dibba (Emirados Árabes) entre 2012 e 2013 até acertar com a Tombense. Posteriormente, na Ponte Preta e no Al Wasl-EAU, ele foi auxiliar. Em 2015, retornou ao Rio para comandar o Volta Redonda. No mesmo ano, foi para o Macaé. A visibilidade do campeão da Série C do Brasileiro o levou para o Ceará.
A partir de então, Marcelo Cabo foi abrindo espaço em clubes mais estruturados do país. A sua primeira passagem pelo Atlético-GO durou de 2016 a junho de 2017, onde foi campeão da Série B do Brasileirão. No início de 2017, o técnico entrou nas páginas policiais após um desaparecimento por 40h até ser encontrado pela Polícia Militar-GO.
"O técnico Marcelo Cabo foi encontrado próximo de um motel. Agora, os detalhes são de foro íntimo, vão ficar a cargo dele esclarecer tudo. O motorista do táxi foi essencial para acharmos o paradeiro do treinador. A Polícia Civil foi acionada, e o trabalho foi feito sem problemas. Localizado normal, passa bem, sem nenhum problema, não temos essa informação de detalhes”, disse o tenente-coronel da PM-GO, Ricardo Rocha. O caso chegou a ser investigado como latrocínio (roubo seguido de morte), mas terminou com o status de extorsão. Até hoje, o que ocorreu não foi bem esclarecido.
Ainda dirigiu o Figueirense, Guarani, Resende e CSA. No clube alagoano, foi bicampeão estadual. Em 2019, chegou ao Vila Nova, antes de assumir o CRB. Em novembro de 2020, ele voltou para o Atlético-GO, onde conquistou o Estadual e se despediu para comandar o Vasco, com o objetivo de levar o Gigante da Colina novamente à elite do futebol brasileiro.
Confira abaixo os jogos de Marcelo Cabo à frente do Bonsucesso:
Bonsucesso 2x1 Angra dos Reis (Leônidas da Silva)
Mesquita 1x0 Bonsucesso (Louzadão)
Bangu 1x1 Bonsucesso (Moça Bonita)
Bonsucesso 2x3 CFZ (Leônidas da Silva)
Duque de Caxias 0x0 Bonsucesso (Maracanãzinho)
Bonsucesso 1x1 Rubro Social (Leônidas da Silva)
Angra dos Reis 1x3 Bonsucesso (Municipal Angra)
Bonsucesso 3x3 Mesquita (Leônidas da Silva)
CFZ 1x2 Bonsucesso (Laranjeiras)
Bonsucesso 0x0 Duque de Caxias (Leônidas da Silva)
Boa sorte .Vai precisar de muita
ResponderExcluir