Mostrando postagens com marcador Rubens Lopes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rubens Lopes. Mostrar todas as postagens

08/06/2026

DEU A LÓGICA. RUBENS LOPES É REELEITO PRESIDENTE DA FERJ


Rubens Lopes é eleito mais uma vez para a presidência da FERJ
Foto: Divulgação/FERJ

Sem adversários e com apoio unânime, Rubens Lopes foi reeleito presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Rubinho irá para seu sétimo mandato na entidade. Está no poder desde 2007 em substituição a Eduardo Viana, o Caixa D´Água. Durante a eleição nesta segunda-feira, ele recebeu os 91 votos possíveis. 

Assim, a chapa 'Pelo Futuro Futebol do Rio' segue à frente da FERJ até 2031. Rubens Lopes irá superar o período que seu antecessor permaneceu no órgão esportivo. Eduardo Viana comandou a entidade por incríveis 22 anos ininterruptos.

Assim como o Bonsucesso, representado pelo CEO da SAF, Thiago Abrahão, os quatro grandes clubes do Rio também enviaram representantes para a eleição e apoiaram a chapa de Rubinho. O presidente do associativo do Botafogo, João Paulo Magalhães; o vice-presidente de Relações Externas do Flamengo, Carlos Peixoto; o coordenador administrativo do Fluminense, Marcelo Penha; e a gerente jurídica do Vasco, Bianca Morais Reis, marcaram presença na sede.

Rubinho contou com o apoio de todos os clubes da Série A confirmados na edição de 2027 do Carioca. Além do mais, também teve o 'sim' das equipes da Série A2, 10 da Série B1, 7 da Série B2, 14 Clubes da Série C, 41 Ligas Municipais e 23 clubes amadores da capital.

A chapa de Rubens Lopes conta com os vice-presidentes eleitos: Geraldo Monerat, Plínio Clóvis, Rita Trindade, Leo Ferraz , Guto Seabra, Marcio Duba, Sávio Franco e Marcelo Vianna.

A FERJ contratou a empresa Eleja, que já participou de demais eleições e assembleias em outras entidades e clubes - como CBF, Botafogo, Flamengo, Vasco, Corinthians, Cruzeiro e Internacional - para realizar o pleito com urnas eletrônicas e também voto à distância.

Após a eleição, Rubens Lopes comentou sobre os desafios para o próximo Estadual e aproveitou para alfinetar a FIFA:

"Temos que enfrentar essa dificuldade, encontrar algum caminho que possa minimizar a situação. O calendário é um problema muito sério, cada vez mais se colocam competições disso e daquilo. Só temos 365 dias, menos 30 de férias, menos sei lá quantos que a Fifa resolve interditar para fazer a sua competição internacional. O ideal era se fizéssemos o campeonato em Marte, porque tem 700 dias. Daria para ter todas as competições que estão inserindo. Mas isso não é motivo para desânimo. Garanto que vamos encontrar alguma solução. Ano que vem é simbólico e preocupante em duas extremidades. Temos um clube que é tricampeão, vai lutar pelo tetra inédito. Vai ter grande interesse nisso. Do outro temos todas as outras forças tentando impedir que aconteça. Acho que é uma motivação", disse. 

31/05/2026

RUBENS LOPES SERÁ DECLARADO PRESIDENTE DA FERJ NA ELEIÇÃO DIA 8


Rubens Lopes será eleito mais uma vez presidente da FERJ
Foto: FERJ/Divulgação


Rubens Lopes será mais uma vez declarado presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Ele irá para seu sétimo mandato desde que substituiu Eduardo Viana, o Caixa D´Agua em 2007. Rubinho foi o único a protocolar chapa na FERJ com o apoio de 11 dos 12 clubes da Série A. Além disso, apoiam a permanência do dirigente todos os clubes da Série A2, incluindo o Bonsucesso; 10 clubes da Série B1; sete clubes da Série B2; 14 da Série C; 41 ligas municipais e 23 clubes amadores da capital.

Até o momento, não há nenhuma chapa de oposição a Rubens Lopes no pleito do próximo dia 8 de junho, na sede no Maracanã. A chapa encabeçada por Rubinho já foi deferida e se chama 'Pelo Futuro Futebol do Rio'.

Cada filiado da Série A, incluindo da Segundona, têm peso de seis votos cada. Isso inclui Portuguesa, Bangu, Boavista, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Botafogo, Sampaio Correa, Vasco, Volta Redonda (todos da Série A); America, Americano, Araruama, Cabofriense, Bonsucesso, Audax, Maricá, Olaria, Resende, São Gonçalo, Serrano e Viva Rio - Pérolas Negras (Série A2).

As equipes da Série B têm o direito a quatro votos cada. São eles: Carapebus, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Cidade, Goytacaz, Macaé, Niteroiense, Petrópolis Gonçalense, São Cristóvão e Univassouras Artsul (Série B1); Rio de Janeiro, Friburguense, 7 de Abril, Paduano, Santa Cruz, Serramacaense, Belford Roxo e Paraty (Série B2).

Já as equipes da Série C têm direito a dois votos cada: Vera Cruz, Independente, Barcelona, Bréscia, CAAC Brasil, Campos, Cardoso Moreira, Ceres, Tigres do Brasil, Itaboraí, Mageense, Rio Barra, Búzios, União Central e Unisouza.

As ligas municipais têm direito a dois votos e os amadores da capital têm direito a um voto. Nessa somatória de equipes que apoiam Rubens Lopes, ele será declarado vencedor mais uma vez.

Todos os clubes das Séries A e B têm direito a voto sem nenhuma pendência burocrática com a entidade que impeça participação no pleito. Porém, alguns times da Série C estão impedidos de votar por conta de irregularidades como filiação definitiva, cadastro anual atualizado, licenciado, estar em condições estatutárias até o mês que antecede a eleição ou ter deixado de participar de competição obrigatória.

Assim, clubes como Angra dos Reis, Arturzinho, Barra da Tijuca, Barra Mansa, Bela Vista, Brasileirinho, Casimiro de Abreu, Duque Caxiense, Heliopólis, Império Serrano, Juventus, Mesquita, Paraíba do Sul, Queimados, Rio São Paulo, Riostrense, São José e Zinzane estão fora.

Algumas ligas municipais e times amadores também estão vetados, mas não irão interferir na eleição de Rubens Lopes. Médico de formação e ex-presidente do Bangu, o dirigente assumiu a cadeira em substituição a Eduardo Vianna, o Caixa D´Agua, que ficou 22 anos no comando e faleceu em 2006.

No fim de 2024, em reunião extraordinária, os clubes profissionais e amadores além dos presidentes de ligas aprovaram a mudança estatutária que autoriza reeleição ilimitada na presidência da entidade. Na ocasião, os presidentes dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro não estiveram presentes. Ainda assim, as equipes enviaram representantes com exceção do Flamengo. Pelo Botafogo, o diretor Andre Alves esteve presente. No Fluminense, Marcelo Penha, coordenador do clube. No Vasco, o CEO, Carlos Amoedo, marcou presença.

Aos 79 anos, Rubens Lopes estaria no seu último mandato à frente da FERJ, mas a mudança de regulamento autoriza a sua continuidade. Na última eleição, ele foi eleito por aclamação de votos:

"É uma resposta extremamente importante não só para a instituição, mas também para a presidência, para aqueles que a dirigem. Isso sinaliza que existe um consenso, uma simbiose, uma parceria e que todos fazem parte dessa construção. Essa sempre foi a nossa meta e sempre continuará sendo. Não sei se estou vivo amanhã. Como posso prever uma coisa daqui há quatro anos? A situação é dinâmica. Ao longo do tempo que vai se verificar isso e, veja bem, a escolha não é minha. A escolha é dos filiados, desses todos que estão", disse à época.

Na nova eleição no próximo mês, os filiados irão definir além do Presidente, o Vice-Presidentes e Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para o mandato de quatro anos, relativo ao período de abril de 2027 a abril de 2031.

Qualquer candidato terá até o dia 1º de junho para protocolar a sua chapa. Ramon Rocha Santos, Leonardo Pereira Santos Costa e Felipe Bevilacqa de Souza (ex-presidente do TJD-RJ) integram a comissão eleitoral da FERJ.

20/05/2026

FERJ CONVOCA FILIADOS PARA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL ATÉ 2031


Rubens Lopes deve assumir a FERJ pelo sétimo mandato seguido
Foto: FERJ/Divulgação

Rubens Lopes deve ir para mais um mandato à frente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. A entidade convocou os filiados para a eleição no próximo dia 8 de junho, a partir das 14h, na sede na Avenida Professor Manoel de Abreu, no Maracanã. O atual mandatário ocupa o cargo desde 2007 e não deve ter oposição mais uma vez. 

Rubinho irá para o sétimo mandato consecutivo. Médico de formação e ex-presidente do Bangu, o dirigente assumiu a cadeira em substituição a Eduardo Vianna, o Caixa D´Agua, que ficou 22 anos no comando e faleceu em 2006. 

No fim de 2024, em reunião extraordinária, os clubes profissionais e amadores além dos presidentes de ligas aprovaram a mudança estatutária que autoriza reeleição ilimitada na presidência da entidade. Na ocasião, os presidentes dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro não estiveram presentes. Ainda assim, as equipes enviaram representantes com exceção do Flamengo. Pelo Botafogo, o diretor Andre Alves esteve presente. No Fluminense, Marcelo Penha, coordenador do clube. No Vasco, o CEO, Carlos Amoedo, marcou presença.

Aos 79 anos, Rubens Lopes estaria no seu último mandato à frente da FERJ, mas a mudança de regulamento autoriza a sua continuidade. Na última eleição, ele foi eleito por aclamação de votos:

"É uma resposta extremamente importante não só para a instituição, mas também para a presidência, para aqueles que a dirigem. Isso sinaliza que existe um consenso, uma simbiose, uma parceria e que todos fazem parte dessa construção. Essa sempre foi a nossa meta e sempre continuará sendo. Não sei se estou vivo amanhã. Como posso prever uma coisa daqui há quatro anos? A situação é dinâmica. Ao longo do tempo que vai se verificar isso e, veja bem, a escolha não é minha. A escolha é dos filiados, desses todos que estão", disse à época.

Na nova eleição no próximo mês, os filiados irão definir além do Presidente, o Vice-Presidentes e Membros Efetivos e Suplentes do Conselho Fiscal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para o mandato de quatro anos, relativo ao período de abril de 2027 a abril de 2031. 

Qualquer candidato terá até o dia 1º de junho para protocolar a sua chapa. 

20/12/2024

FILIADOS APROVAM REELEIÇÕES ILIMITADAS À PRESIDÊNCIA DA FERJ


Rubens Lopes conduziu Assembleia Geral na FERJ com filiados
Foto: Urbano Erbiste

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro reuniu os filiados para a Assembleia Geral, que aprovou por unanimidade todos os pontos debatidos para 2025. O ponto mais central foi a atualização do estatuto permitindo reeleições ilimitadas na presidência da entidade. Com isso, Rubens Lopes poderá seguir à frente do cargo. Aos 78 anos, ele está no sexto mandato. 

O Bonsucesso foi representado pelo vice-geral Flávio Almeida. Dos quatro grandes clubes do Rio, apenas o Flamengo não encaminhou representante. O Botafogo enviou o diretor André Alves. No Fluminense, o coordenador Marcelo Penha esteve por lá. Já o Vasco foi representado pelo CEO Carlos Amoedo.

A reunião foi conduzida pelo próprio presidente Rubens Lopes e contou com a participação de outros integrantes do Conselho como Marcelo Vianna, Vice de Competições; Sandro Trindade, Procurador Geral; além de Geraldo Monnerat, Diretor Financeiro.

Rubinho está à frente da FERJ desde 2007, quando sucedeu Eduardo Vianna, que faleceu no ano anterior. Caixa D´Água estava no poder há 22 anos.

Outros pontos que também foram aprovados englobam a redução do número de vice- presidências, a proibição de uso de celular pelo quarto árbitro e a realização de exame antidoping em árbitro.

Além do mais, o Regulamento Geral de Competições (RGC), o calendário de competições, a previsão orçamentária do próximo ano (2025), os processos de filiação e desfiliação, além de mudanças no Estatuto da FERJ, foram os itens abordados e levados ao plenário, sendo aprovados por todos que compareceram a reunião.


Flávio Almeida posa ao lado do presidente Rubens Lopes
Foto: Bonsucesso/Reprodução