31/01/2024

TÁ NO LIVRO, COM PAULO JORGE #88

Confira a nova coluna com o historiador Paulo Jorge


Por: Paulo Jorge

CESSO-URUGUAI X VASCO 

O início da temporada 2024 tem resgatado algo que foi frequente na vida dos clubes cariocas no século passado: os amistosos contra equipes internacionais. Em 1923, porém, o Bonsucesso se juntou com o time do Universal-URU para disputar uma partida contra o Vasco da Gama.

O time Uruguaio estreou na 1º Divisão em 1912 e participou ativamente do torneio nacional até 1927, quando foi dissolvido. Ao menos deixou sua história com a conquista da Copa da Honra Nacional, importante título à época no país vizinho.

Na ocasião do amistoso, os jornais apontavam que aquele seria o primeiro duelo internacional do Vasco. No dia 2 de janeiro, o boa equipe do Bonsucesso reforçada pelos uruguaios empatou com o Gigante da Colina por 1 a 1. 

Russo marcou para o Vasco e Bruno deixou tudo igual para o combinado. O jogo marcou a despedida de Adão Antônio Brandão pelo Vasco. Segundo os periódicos, o Universal-URU foi reforçado por quatro jogadores do Bonsuça.

No jogo de fundo, a equipe principal do time uruguaio venceu por 3 a 0 o combinado Flamengo/Paulistano

Confira abaixo as formações das equipes, segundo dados extraídos do Almanaque do Vasco.

Vasco: Amaral; Mingote e Hespanhol; Arthur, Magalhães e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badú e Godoy.

Universal/Bonsucesso: Vidal; Minol e Caldas; Mathias *, Eurico * e Galbo; Affonso *, Bruno, Scarone, Maldonado e Lucio *.

* JOGADORES DO BONSUCESSO TITULARES


Fonte: Almanaque do Vasco e Netvasco (Alexandre Mesquita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!