Por: Paulo Jorge
A SENSAÇÃO DO CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL DE 1955
Estamos de volta com a coluna 'Tá no Livro' em 2024. Hoje, vamos relembrar a temporada de 1955. Dessa vez, abrimos espaço aqui no Fanáticos pelo Cesso para reproduzir esse belo texto de Luis Fernando Silva Alves, sintetizando o nosso esquadrão na década de 50. Confira abaixo:
'Em 1955 o Flamengo conquistou o seu 2° tricampeonato carioca. Se compararmos as campanhas de 53, 54 e 55, este último foi o que o clube rubro-negro encontrou as maiores dificuldades. O América, vice-campeão, esteve muito próximo de "abocanhar" o título, mas no terceiro jogo da final não conseguiu segurar o ímpeto do campeão.
Porém, o Bonsucesso fez uma campanha digna de elogios e transformou-se na maior surpresa da competição. A equipe, montada pelo treinador Sílvio Pirilo, não tinha nenhum craque fora de série, mas a força de conjunto do seu time fez com que o grêmio rubro-anil derrotasse o América, Bangu, Botafogo, Vasco e Fluminense.
No primeiro turno, o Bonsucesso ficou na quarta colocação. No segundo turno, ficou na sexta colocação. Estas campanhas o levaram a disputar o terceiro turno, desbancando o Botafogo de Nilton Santos e Garrincha que não se classificou.
A saída do técnico Sílvio Pirilo e as muitas contusões no seu elenco, prejudicaram de forma considerável o rendimento da equipe no terceiro turno que perdeu as cinco partidas que disputou. Mesmo assim, o brilho dessa campanha não pode ser esquecido.
O Bonsucesso disputou no campeonato 27 partidas, obtendo 11 vitórias, quatro empates e 12 derrotas. Seu ataque marcou 35 gols e sua defesa sofreu 46. Sua classificação ao final da competição foi a sexta colocação, com 26 pontos ganhos."
Fonte: Manchete Esportiva Ed. 00007 e 00011
Texto: Luiz Fernando Silva Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!