17/12/2020

FREGUÊS! BONSUCESSO JÁ DERROTOU O PODEROSO RIVER PLATE EM 1975

O jornal Mundo Deportivo registrou a vitória do Bonsucesso sobre o River
Foto: Reprodução

Você sabia que o Bonsucesso já enfrentou um dos clubes mais tradicionais da Argentina? Não só isso. Venceu o River Plate de Fillol, Perfumo, J. J. López, Beto Alonso, Pedro González e Oscar Más... na Espanha. Pois é. Em 1975, o Rubro-Anil foi convidado para participar da penúltima edição do tradicional Torneio Conde de Fenosa, que tinha o Deportivo La Coruña, então na Segunda Divisão, como anfitrião. 

A competição que marcava o fim do verão espanhol teve duração entre 1968 a 1976. Além do Bonsucesso, apenas Flamengo e Atlético-MG foram outros clubes brasileiros convidados. O Rubro-Negro esteve no primeiro torneio triangular, porém, foi eliminado pelo Racing por 2 a 0. O Galo foi campeão na última edição ao derrotar os donos da casa por 4 a 2. 

Em 1975, o regulamento estabelecia além da pontuação de vitória e saldo de gols, uma contagem de pênaltis. Logo após o término da partida, os times cobravam tiros livres e no final da série contabilizavam para a pontuação os números de gols marcados.

Na estreia, o Leão da Leopoldina perdeu para o La Coruña por 1 a 0 e 4 a 2 nos pênaltis. Na sequência, voltamos a primeira linha da matéria. Com uma grande atuação do goleiro Pedrinho, o Bonsucesso venceu o River Plate por 1 a 0, no estádio Riazor. Nas penalidades, derrota por 4 a 3. 

Na última rodada, o La Coruña perdeu no tempo normal para os argentinos por 2 a 1 e venceu nos pênaltis por 5 a 1. Os clubes brasileiro e o espanhol terminaram a competição em igualdade de pontos, saldo e tiros livres, mas o Bonsuça perdeu o troféu em virtude do confronto direto.

De qualquer modo, chamou muito a atenção dos europeus a atuação do modesto clube do bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Após uma nona colocação no Campeonato Carioca, a excursão era uma forma de captar dinheiro, entretanto, foi muito além. O clube vendeu caro a derrota para os donos da casa com um gol apenas aos 41 minutos da etapa complementar (Cocco). 

Diante dos Milionários, que tinham acabado de conquistar o Torneio Metropolitano na Argentina, o Bonsucesso não se intimidou e segurou as pontas com a vantagem no placar até a expulsão de Héctor López, que amenizou a pressão. O gol foi marcado por Oliveira, mas o site RSSSF aponta que Clivatra teria feito o único gol do jogo aos 29 minutos do primeiro tempo.

Os recortes dos jornais não deixam dúvidas da importância do feito pra cima da equipe comandada pelo técnico Ángel Labruna. Confira abaixo alguns detalhes sobre o jogo e a competição que mais tarde foi denominada como Troféu Teresa Herrera.


Bonsucesso: Pedrinho; Silva, Nilo, Nilson; Antunez, Carlos Alberto; Naldo, Oliveira, Paulo Reina (Lourenzo), Marco Antonio (Julio César) e Chiquinho.

River Plate: Fillol; Perfumo, Héctos Lopez, Comeiles; Raimondo (Artico), Pena; González (Pasarella), J.J. López, Reinaldi (Baballa), Alonso e Mas.

Gol: Oliveira


1º jogo (29/08/75): La Coruña 1 x 0 Bonsucesso

Tiros livres: Bonsucesso 4 x 2 La Coruña

2º jogo (30/08/75): Bonsucesso 1 x 0 River Plate

Tiros livres: River Plate 4 x 3 Bonsucesso


3º jogo (31/09/75): La Coruña 1 x 2 River Plate

Tiros livres: La Coruña 5 x 1 River Plate


CLASSIFICAÇÃO

Equipes         Pts V D GF GC S Tiros Livres

1º La Coruña 02 01 01 02 02 0 07

2º Bonsucesso 02 01 01 01 01 0 07

 River Plate 02 01 01 02 02 0 05 


Colaboração: George Joaquim

3 comentários:

  1. Tenho orgulho de torcer pelo Bonsucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12/18/2020

      isso só ate o bonsucesso ser extinto e esse dia nao esta longe...

      Excluir
  2. è mesmo. Que adianta o passado de glórias se o presente e o futuro são simplesmente desalentadores?

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!