23/08/2024

TÁ NO LIVRO, COM PAULO JORGE #101


Por: Paulo Jorge



BONSUCESSO E AMÉRICA, CLÁSSICO CAMPEÃO

A coluna 'Tá no Livro' após a sua publicação centenária continua resgatando registros históricos do Bonsucesso no século passado. Desta vez, vamos viajar no tempo em 1930. O confronto entre Bonsuça e America terminou empatado em 2 a 2 e teve destaque amplo da mídia.

Orlando e Sobral marcaram para os americanos. Curiosamente, a publicação do periódico 'O Estádio' consta apenas o primeiro gol anotado por... Rapadura. O segundo gol rubro-anil não se tem registro.

Tivemos três jogadores em campo que vestiram a camisa da Seleção Brasileira, dois na primeira Copa do Mundo e um na primeira conquista internacional em terras estrangeiras: Joel e Hermógenes, do América, estiveram presentes na primeira Copa do Mundo; e Gradim foi bicampeão da Copa Rio Branco em 1931 e 1932, este último título conquistado no Uruguai, onde o mundo conheceu o poderoso ataque do Bonsucesso e uma lenda do futebol: Leônidas.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA


BONSUCESSO 2x2 AMÉRICA

Data: 04/05/1930 – Domingo

Gols: Orlando e Sobral (América); Rapadura e ***** (Bonsucesso)

Bonsucesso: Medonho; Badú e Heitor; Ary, Eurico e Claudinho; Carlinhos, Ramiro, Gradim, Rapadura e China II.

América: Joel; Pennaforte e Hildelgardo; Hermógenes, Flávio e Mosqueira; Sobral, Fragoso, Telê, Orlando e Gugu (depois Popó).


Fonte: O Estádio 
- Semanal ED 006

Um comentário:

  1. Pelos placares dos jogos desse carioca, o Medonho fazia jus ao nome... Segunda defesa mais vazada :(

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!