08/12/2023

SÉRIE B2 CHEGA AO FIM COM POLÊMICAS E DEBATE ENTRE OS CLUBES PARA ACABAR COM MANIPULAÇÃO


Bonsucesso é eliminado nas semifinais do Campeonato Carioca
Foto: Wandré Silva/Bonsucesso

Os jogadores do Bonsucesso já se despediram após a eliminação no Carioca, mas a diretoria anda na bronca com o Estadual de 2023 já que a isonomia da Série B2 foi prejudicada com os inúmeros casos de WO, que influenciaram na classificação. Além disso, a última rodada da Taça Maracanã apontou para um fato que pode ter afetado diretamente o G-4 e consequentemente a vantagem do São Cristóvão nas semifinais.

Enquanto o Bonsuça perdeu para o Rio de Janeiro por 2 a 1, pela 11ª rodada, o Tovão enfrentou o Rio São Paulo, que curiosamente escalou apenas oito jogadores titulares e colocou outros dois no banco de reservas. Na súmula, sete jogadores foram cortados ao todo.

Ao fim, o clube cadete venceu por 3 a 0, atingindo os mesmos 23 pontos do Cesso, mas terminou na vice-liderança após a alteração na classificação com a eliminação do Rio de Janeiro pela escalação irregular do meia Hugo.


Pelos critérios de desempate, Bonsucesso e São Cristóvão empataram na pontuação e no número de vitórias (sete), mas o time da Figueira de Melo teve melhor saldo de gols: 21 a 11. Os dois empates nas semifinais (1 a 1 e 2 a 2) garantiram a classificação e o acesso ao adversário.

Antes que a situação do Rio de Janeiro fosse parar no TJD-RJ, o Bonsucesso enfrentaria no mata-mata o líder Belford Roxo.

Nos bastidores, as chances de uma virada de mesa são descartadas, mas os clubes vem dialogando para que as novas edições do Carioca não sejam manchadas com mais episódios de WOs, com as fatídicas eliminações durante a competição de Búzios e Angra dos Reis por possíveis envolvimentos em esquemas de manipulação de resultados.

Além disso, discute-se entre os dirigentes formas de evitar novas desfigurações às vésperas do início das divisões de acesso. Em novembro, a FERJ desfiliou oito clubes, entre eles, o Itaboraí, que tinha retomado as atividades em outubro. Completaram a lista: Canto do Rio, Futuro Bem Próximo, Itaperuna, Miguel Couto, Teresópolis e Tomazinho. A exclusão do  Heliópolis acabou sendo revogada.

Com a dificuldade financeira que assola as equipes de menor investimento no Rio de Janeiro, os clubes acreditam que a FERJ possa novamente alterar em breve as divisões e número de participantes nas Séries A2, B1 e B2. A Série C (5ª Divisão) correria o risco de ser encerrada.

Na primeira partida da decisão da Série B1, São Cristóvão e Belford Roxo empataram em 1 a 1, no Ronaldo Nazário, na última quinta-feira. A partida da volta acontece domingo, 15h, no Nélio Gomes. Em caso de empate, o campeão será decidido nos pênaltis. 


Foto: Wandré Silva/Bonsucesso

2 comentários:

  1. Anônimo12/10/2023

    É preciso reformular o Campeonato Carioca nas Séries abaixo da principal, o Campeão e vice da A2, serem promovidos direto, já demoram tanto para chegar lá,ainda tem que jogar Seletiva? Só vou a esses jogos por amor a um Clube pequeno e muita gente faz isso, merecemos que sejam jogos bons,sem tanta coisaxwue anda acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/11/2023

    Bonsucesso é um clube que se envolveu em muita coisa errada ao longo dos anos e hoje está pagando por isso. Mas uma coisa não há como negar. O clube está na divisão errada. Ele deveria estar neste momento na terceira divisão, no mínimo.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!