Por: Paulo Jorge
Em 1960, o Campeonato Carioca chegava na última rodada com o America campeão e o Bonsucesso longe do risco de rebaixamento. Mesmo assim ainda tinha espaço para uma 'bulha' com o Botafogo. O Alvinegro, que não lutava pelo título no torneio de pontos corridos, gostaria de fazer uma das inúmeras excursões na década. A diretoria chegou a acordar o valor de 100 mil cruzeiros com o clube da Leopoldina, mas não efetuou o pagamento como combinado para que a partida pudesse ser antecipada.
Revoltados com a obrigação dentro do Estadual, o Botafogo prometeu uma vingança com goleada no Maracanã pela postura do Bonsuça. O time de Paulo Amaral entrou completo com direito a participação do goleiro Manga além dos não menos lendários Garrincha, Didi, Quarentinha e Amarildo.
Pra quem foi ao estádio, saiu com a satisfação de um grande jogo. O Bonsucesso acabou perdendo por 5 a 3, mas a goleada prometida pelos alvinegros passou longe de acontecer. Confira abaixo a ficha técnica desse jogo histórico em 17 de dezembro de 1960.
Bonsucesso 3x5 Botafogo
Local: Maracanã
Juiz: Walter Gama de Castro
Auxiliares: Francisco Ferreira e Lino Teixeira
Renda: Cr$ 58.259,00
Gols: Manuel 20', Quarentinha 55', 58' e 60', Manuel 69', Garrincha 73', Quincas, China 87'
Bonsucesso: Bruno, Bibi, Severiano e Mirinho; Silvio e Adelino; Augusto, Manoel, Pingo, Cassiano (Beto) e Quincas. Técnico: Gradim
Botafogo: Manga, Cacá, Zé Maria e Chicão (Brazão); Pampolini e Jorge; Garrincha, Didi, China, Quarentinha e Amarildo. Técnico: Paulo Amaral.
Obs: Aos 80', Quarentinha contundiu-se deixando o campo para não mais voltar
Confira sempre a coluna 'Tá no Livro', com o historiador Paulo Jorge. O resgate do passado do Bonsucesso é no Fanáticos pelo Cesso! Deixe seu comentário e compartilhe!
Fonte: A Luta Democrática, Blog do Marcão e Biblioteca Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!