24/02/2021

POLÍCIA INTENSIFICA INVESTIGAÇÃO CONTRA O BONSUCESSO APÓS SUPOSTA FALSIFICAÇÃO DE ATESTADOS

Médico Antonio Carlos Naine representou o Bonsucesso na reunião do Jogo Seguro
Foto: Arquivo Pessoal

A Delegacia de Defraudações avançou no inquérito que investiga se houve fraude nos atestados médicos do Bonsucesso na Série B1 de 2020, conforme o Fanáticos pelo Cesso informou no último mês. Nesta quarta-feira, o Blog do Paulinho publicou que em depoimento à Polícia Civil, o médico Antonio Carlos Naine não teria assinado a súmula do jogo contra o Angra dos Reis, fora de casa, pela última rodada da Taça Santos Dumont. A suspeita foi levantada após o atestado epidemiológico ser escrito à mão e rubricado pelo então supervisor técnico Raphael Silva, que já deixou o Rubro-Anil.

Essa seria apenas a 'ponta do iceberg' da irregularidade dentro do clube no Estadual. O profissional teria dito que além dessa partida, teriam falsificado sua assinatura nas demais súmulas e atestados na Taça Corcovado. Naine prestou depoimento na última segunda-feira após pedir para adiar a oitiva em outras duas ocasiões. Um erro grosseiro na palavra epidemiologicamente ('apidemiologicamente') chamou a atenção dos policiais também.




Em contato com o médico nesta quarta-feira (24), Antonio Carlos Naine não quis se pronunciar e preferiu dizer apenas que o inquérito estava em segredo de justiça. Em contato com o gestor do clube, José Agnaldo Sena também optou por não falar nesse momento. Não localizamos o atual presidente Nilton Bittar até o fechamento desta reportagem assim como o ex-presidente Ary Amâncio.  

Antes do depoimento, o Fanáticos pelo Cesso entrou em contato com Antonio Carlos Naine para descobrir se ele tinha ciência das investigações na Polícia Civil sobre as supostas irregularidades em exames na Série B1 e confessou que parte dos documentos poderiam ter sido falsificados no Bonsucesso.

"Estou sabendo de modo superficial. Alguns eu realmente assinei, mas terei que ver todos os documentos. Vi que alguns eu tinha liberado, mas todos realmente eu não sei. Terei que ver documento por documento", afirmou Naine à época.

Perguntado se a rubrica na súmula contra o Angra dos Reis, no estádio Jair Toscano, no dia 17 de outubro de 2020, pertencia a ele, Naine negou.

"Não. Jogo fora (de casa) o médico não fica presente", garantiu.

Ao ser indagado que a assinatura na súmula pertencia a ele, o médico voltou a negar ser seu carimbo.

"Então não era eu. São coisas que eu preciso averiguar", disse Naine afirmando que não tinha sido chamado pelos dirigentes do Bonsucesso para prestar esclarecimentos sobre a denúncia. 

Ao longo das últimas semanas, a Polícia Civil intimou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro a apresentar os documentos pertinentes ao clube na competição. A FERJ encaminhou à Ddef apenas exames realizados na pré-temporada (agosto) através do laboratório vinculado à Leve Saúde e não apresentou os testes durante a competição.

Os testes da empresa tinham a assinatura do médico José Ricardo Brizzi Chiani. Em contato, a Leve Saúde divulgou a seguinte nota:

"A Leve Saúde Clínica oferece serviços médicos à população carioca, dentre os quais se inserem o atendimento ambulatorial e serviços de diagnóstico, com a realização dos mais variados exames. 

Durante a pandemia do COVID-19, a Leve Saúde tem reforçado constantemente seu compromisso através da realização semanal de inúmeros exames de detecção do vírus, nos mais diversos pacientes. Todavia, em razão da impossibilidade de divulgação de dados de pacientes ou pessoas atendidas, imposta pela legislação brasileira, não podemos confirmar se determinada pessoa ou grupo de pessoas realizaram os aludidos exames por intermédio da Leve Clínica, permanecendo tais registros arquivados em nosso banco de dados à disposição das autoridades brasileiras, se solicitados.

Por fim, informamos que o Dr. José Ricardo Brizzi Chiani é o profissional médico Responsável Técnico da Leve junto ao CREMERJ, sem responsabilidade pela avaliação individual de nossos pacientes", concluiu a nota.

A denúncia deve ser enviada após a conclusão do inquérito nos próximos dias ao GAEDEST (Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor), núcleo do esporte no Ministério Público do Rio de Janeiro. O setor foi criado pela Procuradoria-Geral de Justiça em 2017 e tem por finalidade prestar auxílio em todo o Estado, sempre em caráter consentido, aos órgãos de execução do Ministério Público em matérias relacionadas à proteção do torcedor, ao direito ao desporto e ao regular funcionamento das diversas esferas do sistema nacional do desporto e da Justiça Desportiva, primordialmente nas searas criminal e de tutela coletiva.

Advogado que está responsável pela denúncia na Delegacia de Defraudações, Marcelo Santiago afirmou que irá anexar o inquérito policial na ação da 10ª Vara Civil, que averigua a suposta gestão temerária da atual diretoria.

"É mais uma prova da má gestão do Bonsucesso. Irei peticionar esses novos documentos para que o juiz Ricardo Cyfer tenha noção de tudo que está acontecendo no clube", alertou o advogado.

O Bonsucesso pode ser denunciado também na esfera esportiva (TJD-RJ e no STJD) com sanções gravíssimas.

Na estreia da Série B1, a diretoria recorreu ao ortopedista Yuri Tirelli Vieira, que assinou a súmula e o atestado epidemiológico, alegando que os atletas e comissão técnica estavam clinicamente aptos para a partida contra o Nova Iguaçu. A médica Valdete Narciso assina as súmulas contra o Serra Macaense, Rio São Paulo e Gonçalense. O doutor Sérgio Antonio dos Santos carimbou a súmula no clássico com o Olaria. As demais súmulas não constam assinatura de médicos. 

Confira abaixo a relação de súmulas que teriam sido falsificadas:

9ª Rodada Taça Santos Dumont - Bonsucesso x Angra dos Reis (súmula)
1ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Nova Cidade (súmula e atestado)
2ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Serra Macaense (atestado)
3ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Audax (atestado)
4ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Olaria (atestado)
5ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Duque de Caxias (atestado)
6ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Rio São Paulo (atestado)
7ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Maricá (atestado)
8ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Gonçalense (atestado)
9ª Rodada Taça Corcovado - Bonsucesso x Serrano (atestado)

MESQUITA NA MIRA

O Mesquita está na mira do TJD-RJ por supostos exames falsificados no Campeonato Carioca. A entidade convocou Alex Bousquet e Elbert Maia, médicos do Mesquista, além do gestor Antônio Carlos Dias de Souza para prestarem depoimento, dia 1 de março. Em 11/02, José Lannes, diretor técnico do Laboratório da UNIGRANRIO; Cléber Louzada, ex-presidente do Mesquita; e Angelo Benachio, atual presidente do clube, foram ouvidos e provas documentais foram anexadas no processo. O caso é grave e outros clubes estão sendo investigados.

21 comentários:

  1. O clube virou caso de polícia ! Pobre Bonsucesso o que estão fazendo é covardia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/25/2021

    O MODUS OPERANDI é de uma ORCRIM.
    O Brasil atingiu 250 mil mortes pela Covid.E irresponsáveis da mais alta periculosidade colocaram atletas em risco e sabe-se lá quantos foram contaminados ou contaminaram seus familiares. O Bonsucesso que já havia ido para as páginas policiais com Marcelo Salgado, agora volta e num crime hediondo.

    ResponderExcluir
  3. Novas eleições no Bonsucesso já!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/25/2021

    Vergonha, vergonha e vergonha!
    Arrumem as gavetas e saiam daí,semana que vem tem outra bomba.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/26/2021

    Deixem o clube em paz vagabundos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/26/2021

    Cadeia nesses vagabundos. É uma questão de saúde Globo .

    Cadeia já.

    ResponderExcluir
  7. Seus imundos, essa administração não tem nada com a administração anterior.
    O futebol era administrado separadamente,sejam menos escrotos.
    A instituição Bonsucesso realmente não precisa de vocês.
    Quanta desinformação desnecessária, o bom é que quase ninguém lê essa MERDA.
    A TAL ANÔNIMO...VOCÊ JA SABEMOS QUEM É !
    Cuidado com o telhado de vidro...
    Porque quem tem não pode tacar pedra no telhado dos outros...
    Seu passado te condena !!!

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa..Vagabundo é a puta que te pariu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/27/2021

      Não sou filho da tua mãe. Deixem o clube seus ratos de esgoto. Vagabundos.

      Excluir
  9. Bomba vai cair na sua cabeça seu MERDA...
    FICA ESPERTO CUZÃO

    ResponderExcluir
  10. Pequeno é o tempo e o tamanho de vocês ..

    ResponderExcluir
  11. BORA PRA CAMPINA GRANDE....LÁ A PICA TÁ COMO ?
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 TELHADO DE VIDRO É PICA

    ResponderExcluir
  12. Essa administração não tem nada haver com a outra ? Quem era o Vice presidente ?Só pode ser piada

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/26/2021

    https://www.conjur.com.br/2019-ago-24/justica-bloqueia-bens-dirigentes-clube-figueirense

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/26/2021

    https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/08/23/justica-do-trabalho-determina-bloqueio-de-bens-de-empresas-e-dirigentes-ligados-ao-figueirense.ghtml

    ResponderExcluir
  15. Figueirense !!
    Essa história é de um tal de Dr. FLÁVIO !
    SERÁ VERDADE ??
    DOUTOR ? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    SERÁ ????
    OLHA O TELHADO DE VIDRO

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/28/2021

    https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/brasileirao-tem-320-casos-de-covid-19-entre-atletas-e-tecnicos-veja-os-times-mais-afetados.ghtml

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/28/2021

    https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/campeonato-paranaense/noticia/londrina-veta-jogos-no-estadio-do-cafe-ate-o-dia-8-de-marco-apos-pedido-do-mp.ghtml

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/02/2021

    Ao homem vil que se apropria do que não é seu, até o que não possui lhe será tirado.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!