O título de 1919 conquistado pelo Bonsucesso na Liga Suburbana de Football (LSF), não é reconhecido oficialmente como um título de campeão carioca. Mas a Federação de Futebol considera como oficiais títulos cariocas conquistados pelos outros clubes do Rio de Janeiro em ligas com poucos participantes ou ligas não reconhecidas pela CBD, como é o caso dos campeonatos organizados pela Liga Carioca de Football (LCF) nos anos de
A CBD reconhecia como oficial o campeonato organizado pela Associação Metropolitana de Futebol (AMEA) que em 1935 transformou-se
Outro caso de reconhecimento duvidoso da FERJ é o título de campeão carioca do Botafogo em 1912. Nesse ano é criada a Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ), fundada pelo Botafogo e com participação de seis pequenos clubes. Foi apelidada de “liga barbante” devido a pouca expressão dos clubes e a facilidade do Botafogo tornar-se campeão.
Mas a manifestação da FERJ é intencionalmente para que as ligas dos grandes clubes valessem como campeonatos cariocas. E essas ligas elitistas dos grandes clubes são citadas por vários autores e até mesmo pelo site da própria FERJ como preconceituosas e de atitudes racistas contra jogadores e clubes suburbanos.
As ligas suburbanas organizavam seus campeonatos num espaço geográfico até maior do que os campeonatos dos grandes clubes. Até a colocação da palavra grande pode ser questionada. Nenhum clube, seja o mais tradicional ou mais elitista, tinha a condição de grande naquela época.
O Bonsucesso é um dos clubes fundadores da Federação e em plena atividade e acho que deveria haver por parte da presidência o reconhecimento dos títulos de outras ligas constituídas legalmente, com suas respectivas divisões e quadros de atletas, onde os tradicionais clubes de menor investimento, fundadores da Federação, participaram de forma gloriosa.
Abração a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!