30/11/2021

TÁ NO LIVRO, COM PAULO JORGE #23



Por: Paulo Jorge

DOIS GIGANTES NA TEIXEIRA DE CASTRO

O Bonsucesso foi a casa de Leônidas da Silva. Foi na Teixeira de Castro que surgiu o 'Maioral'. Mas, a Leopoldina também abriu os braços para receber um outro craque: Ademir de Menezes, um dos maiores ídolos da história do Vasco até o surgimento de Roberto Dinamite, 'Queixada' vestiu rubro-anil para manter a forma física na década de 40, até definir seu futuro já que estava em litígio com o Gigante da Colina.

Era comum naquela época os jogadores definirem seu destino. Em 1930, Leônidas transferiu-se para o Bonsucesso, onde ele deu início a sua semiprofissionalização ao assinar seu primeiro contrato, pelo qual receberia quatrocentos mil réis por mês. No clube, Leônidas também jogou basquete, tendo conquistado campeonato desta modalidade esportiva. Sua primeira convocação para a seleção do Brasil foi para a disputa da Copa Roca.

Já Ademir de Menezes não tinha passe fixo e não havia recebido parte da premiação pelo Carioca de 1945, conquistado pelo Vasco. No dia 29 de março, o Globo Esportivo divulgava os valores incríveis da negociação para a transferência para o Fluminense. Foram 35 mil cruzeiros pelo passe, 80 mil de luvas e mais 85 mil arrecadados por sócios  do clube. O valor total era de 200 mil, o preço de um apartamento de três quartos na Zona Sul na época.

A passagem pelas Laranjeiras durou de 1946 a 1947, antes da volta a São Januário para integrar o 'Expresso da Vitória' e encerrar a carreira no Sport.

A imagem acima é meramente ilustrativa, mas seria uma honra ter dois dos maiores atacantes do futebol brasileiro do último século, atuando juntos no Bonsucesso no mesmo período.


Fonte: Diário de Notícias / Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!