01/09/2021

IMPÉRIO VAI MOVER AÇÃO CONTRA O PADUANO. FINAL SERÁ EM BANGU


Império Serrano atribui que Paduano não apresentou exames de COVID-19
Foto: Luis Miguel Ferreira

Fonte: Bernardo Oliveira e Vinicius Batista (Futebol do Rio)

Mesmo após a realização da semifinal da Série C entre Império Serrano e Paduano, que terminou com a classificação do Trovão Azul à grande decisão e o consequente acesso à Série B2 do Carioca, o confronto pode ganhar novos capítulos, agora na justiça desportiva. A diretoria do Império, através de nota oficial, comunicou que moverá ação no TJD/RJ contra o adversário do Noroeste Fluminense: o motivo seria a falta de novos testes de Covid-19 no elenco antes da partida decisiva entre os dois times, realizada no último domingo (29).

De acordo com a nota, o Paduano deveria ter realizado novos testes de Covid-19 nos dias 18 e 19 de agosto, porém, somente o Império Serrano cumpriu esta determinação imposta pela FFERJ. Com isso, a última data de realização de testes pelo Trovão Azul seria no dia 30 de junho, o que, segundo a equipe de Madureira, contraria o protocolo Jogo Seguro elaborado pela Federação.

Ainda na nota, o Reizinho de Madureira aponta que comunicou ao delegado da partida que não colocaria os atletas em risco, porém, entrou em campo após resposta do delegado de que a equipe, se não fizesse isso, perderia a partida por WO. Com isso, a diretoria imperiana solicitou que a FFERJ assumisse a responsabilidade pela atitude e, posteriormente, o delegado disse que colocaria estes fatos em súmula, o que não ocorreu, dizendo apenas que o time verde e branco apontou possíveis irregularidades.

Por fim, o clube da Zona Norte lembra o caso do Ceres, que na última edição da Série B2 do Carioca, perdeu uma partida por WO diante do Barcelona, por não ter apresentado a testagem de Covid-19 atualizada, considerando o período de incubação do vírus e a janela imunológica.

Confira, na íntegra, o comunicado divulgado pelo Império Serrano:

Em partida realizada pela semifinal do Campeonato Carioca – Série C, no último domingo, a diretoria do Império Serrano Esporte Clube apontou para irregularidades na questão sanitária por parte da equipe do Paduano. O clube mandante do jogo não cumpriu o previsto no protocolo do Jogo Seguro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, colocando em risco todos os envolvidos, uma vez que só realizaram testes de Covid-19 em 30 de junho.

Vale destacar que a Ferj enviou uma determinação, através de e-mail, em que os clubes deveriam realizar os testes de Covid-19 nos dias 18 e 19 de agosto, sendo-os entregues à entidade no dia seguinte. O Império Serrano cumpriu com a sua obrigação, diferentemente do Paduano.

Prezando pela segurança sanitária de seus atletas, a diretoria do Império Serrano Esporte Clube procurou o delegado do jogo, o Sr. Rafael Moura, e avisou que não colocaria os atletas em risco, uma vez que estamos com uma crescente taxa de contaminação por conta da variante Delta. Após ligações, o delegado comunicou que a equipe do Império Serrano deveria entrar em campo sob o risco de perder por WO.

O jogo atrasou o início em 10 minutos e a equipe do Império solicitou que a Federação então assumisse a responsabilidade pela atitude. O delegado da partida disse que faria constar isso tudo em súmula, o que não foi feito, limitando-se a dizer que a equipe imperiana apontou possíveis irregularidades.

Isso é muito grave, tendo em vista o momento pandêmico que vivemos, quando a prioridade deveria ser a segurança sanitária de todos. Cabe ressaltar que a equipe do Ceres foi suspensa por não apresentar testagem atualizada, na última edição do Campeonato Carioca – Série B2, perdendo sua partida por WO ao não cumprir com suas obrigações sanitárias, tal qual o Paduano fez.

Diante do exposto, o Império Serrano Esporte Clube, através de seu Departamento Jurídico, moverá ação no TJD/RJ com uma notícia de infração sobre o ocorrido no último domingo.

A diretoria

Pouco depois da publicação desta matéria, o Paduano divulgou o seguinte comunicado:

“O Paduano Esporte Clube Brasil vem informar que diferente da Nota emitida pelo Império Serrano, o clube respeitou todos os parâmetros sanitários impostos pelo Protocolo Jogo Seguro. O Paduano durante todo período da competição prezou pelo bem estar dos membros de sua comissão técnica, dos adversários e da Ferj. O Paduano se diz tranquilo e que está concentrado para a final do Campeonato. Apenas temos a lamentar a atitude em não aceitar o resultado de campo, e realizar acusações sem fundamentos que maculam a imagem do clube. O Paduano tomará as medidas que o Departamento Jurídico achar necessárias”.

FINAL DA SÉRIE C SERÁ EM MOÇA BONITA

Com a realização das partidas de volta da fase semifinal Campeonato Carioca da Série C, a quinta divisão estadual, estão definidos os dois clubes promovidos à B2, que acontecerá ainda em 2020: Búzios e Paduano.

O Belford Roxo, que havia terminado na liderança, foi eliminado dentro de casa, com um empate por 2 a 2 contra o Mangue, após perder por 2 a 1, em Cabo Frio. Já o time de Santo Antônio de Pádua, que na verdade é a seleção do Exército e realizou toda a sua campanha como mandante na capital, desclassificou o Império Serrano com um triunfo por 1 a 0, fora, e em seguida um empate por 1 a 1.

Curiosamente dois registros do turno (primeira fase) foram mantidos: o Paduano (seis vitórias, três empates e apenas um gol sofrido) invicto como mandante e o Búzios (oito vitórias e um empate) como o único a não perder como visitante. O Belford Roxo segue como melhor ataque, com 56 gols, 13 a mais que o Búzios. O Paduano possuiu a melhor defesa, vazado apenas cinco vezes.

Até aqui a competição tem exatos 300 tentos em 91 jogos (excetua-se cada W.O.), excelente média de 3,29. A maior goleada foi Belford Roxo 9 x 0 Bela Vista, também o confronto com mais gols.

No domingo (05), às 15 horas, Paduano e Búzios, com transmissão da TV Alerj, decidirão o título no Estádio Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita), Zona Oeste do Rio. Havendo empate ao final da partida, a definição do campeão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, de acordo com as regras da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!