07/06/2021

ATUAL CAMPEÃO, BONSUCESSO FICA FORA DA EDIÇÃO DA COPA RIO DE 2021

Bonsucesso foi campeão da Copa Rio de 2019 sobre a Portuguesa
Foto: Úrsula Nery/Agência FERJ

Atual campeão da Copa Rio (2019), o Bonsucesso está fora da competição esse ano. Após um ano sem a disputa devido à pandemia, a FERJ divulgou o regulamento do torneio que irá contemplar 24 times, sendo oito equipes da Série A, três associações do Grupo X da Série A, oito da Série B1 e cinco da Série B2, selecionadas dentre as de melhor classificação nos respectivos campeonatos estaduais de 2020. Rebaixado no ano passado, o Rubro-Anil está descartado.

As associações que já tenham vaga garantida nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro não participarão da Copa Rio de 2021, sendo opcional a participação na Copa Rio de 2021 para as associações que já tenham vaga garantida na série C do Campeonato Brasileiro.

A Copa Rio será disputada em cinco fases, no sistema de mata - mata, em partidas de ida. O saldo de gols será o critério de desempate nos duelos. Persistindo o empate, haverá decisão de pênaltis para definir quem irá se classificar para a fase seguinte. Os times da Série A entram somente após a primeira fase.

Para fase inicial, são denominados três confrontos entre clubes do Grupo X x B2, dois duelos entre equipes da B1 x B2 e outros três compromissos entre associações da B1 x B1.

Os clubes da Série A entrarão na segunda fase através de sorteio que será realizado posteriormente pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

A equipe campeã terá direito à escolha de uma vaga na Copa do Brasil de 2022 ou no Campeonato Brasileiro da Série D do mesmo ano, ficando o clube vice-campeão com a vaga na competição preterida pelo campeão, salvo escolha inversa mediante acordo entre as partes.

O prazo para que o campeão escolha a competição em que participará em 2022 terminará no final do expediente da FERJ do segundo dia útil após o encerramento da Copa Rio de 2021. Na hipótese de não haver manifestação por parte do clube campeão no prazo estabelecido, caberá à FERJ indicar à CBF as associações que ocuparão a vaga estabelecida para a Copa do Brasil de 2022 e o Campeonato Brasileiro da Série D 2022.

Em 2019, o Bonsucesso optou pela Copa do Brasil, mas acabou por desistir da vaga logo após.

Confira abaixo os classificados para a Copa Rio de 2021:

Série A: Volta Redonda, Boavista, Madureira, Bangu, Portuguesa, Resende, Macaé e Cabofriense

Grupo X da Série A: Friburguense, Americano e America

Série B1: Nova Iguaçu, Sampaio Corrêa, Duque de Caxias, Maricá, Gonçalense, Angra dos Reis, Artsul e Audax Rio

Série B2: Pérolas Negras, 7 de Abril, Carapebus, Campo Grande e Barra da Tijuca



3 comentários:

Deixe sua mensagem!