Na manhã do último sábado, a Assembleia Geral do Bonsucesso aprovou por 25 votos a 1 a venda da SAF. O único voto contrário se apegou a agilidade em todo o processo e gostaria de um debate maior para promover a mudança radical na estrutura esportiva do clube. Como um negócio cada vez mais caro, rápido e dificilmente possível para o caixa do combalido Bonsuça, os conselheiros optaram pelo passo adiante na organização executiva do futebol.
A transferência dos ativos, porém, não se dá diretamente. Thiago Abrahão, advogado e empresário da recém-criada (13 de janeiro de 2026) SS Elite Esportes, fundada no bairro do Pechincha, Zona Oeste do Rio, será figura central dessa nova etapa da história centenária do clube.
Em conversa com o Fanáticos pelo Cesso, o empresário afirmou que possui outros negócios, mas tem afetividade com o clube, onde ele frequentava desde a infância. Abrahão apontou já ter trabalhado para algumas equipes nacionais como Atlético-GO e Novorizontino-SP e acredita que o projeto no rubro-anil dará frutos a longo prazo.
No bate-papo, Abrahão está ciente do problema que atinge a sede social com o repasse judicial de parte do terreno a terceiros após uma longa batalha nos tribunais. O lote comtemplou o ginásio e até parte do gramado da Teixeira de Castro. Segundo ele, é possível que daqui a alguns anos, a SAF estude um plano para readquirir o espaço e fechar todo o anel de arquibancada mais uma vez, ampliando assim a capacidade para quase 3 mil lugares. Atualmente, o Leônidas da Silva comporta até mil pessoas.
1- Quais serão os próximos passos após a reunião do último sábado?
"Registros e detalhes burocráticos."
2- Como será feito esse repasse dos ativos do clube para possíveis demais empresas interessadas?
"Os atletas (colaboradores e despesas de operação) serão contratados pela SAF. Existe um momento em que saneadas as dívidas e como toda empresa será feito o repasse aos sócios na forma da lei e na medida de suas cotas e dividendos"
3- A SS Elite Sports ficará com algum percentual ou será apenas responsável pela filtragem e análise de propostas pela compra da SAF?
"A ideia é manter o controle. Iniciar a comercialização de parte das cotas. No entanto criar reservas para um segundo momento."
4- O clube tem ideia de qual o valor total da dívida que será repassada aos novos responsáveis pelo futebol?
"Na SAF não existe esse repasse imediato. A SAF faz o regime de recuperação para ser aprovado pelo Administração Judicial, com plano de pagamento na forma da lei e, de acordo com as previsões de entrada de recursos. Será pago na ordem judicial ou serão chamados “os credores” para antecipação mediante acordo com o jurídico."
5- Quais reformas serão feitas inicialmente na estrutura física do estádio e que cabem a SAF? Quanto ao elenco, o técnico Marcus Alexandre será mantido?
"Tendo em vista o pouco tempo até o início do campeonato, daremos prioridade ao gramado e revitalização do estádio. Obras com maiores impactos serão ao decorrer do projeto. A comissão está mantida."
6- O vice de futebol Leo Flores terá algum papel executivo na SAF?
"Diretor Executivo de Futebol. Nosso homem forte! Trabalha no planejamento e no apoio aos membros da comissão técnica."
7- A SS Elite Esportes é uma empresa recém-criada. Poderia exemplificar sua expertise de mercado para liderar o processo de SAF no clube?
"A empresa é voltada ao investimento, gestão e desenvolvimento de projetos esportivos, com foco especial no futebol, estruturado sobre pilares como governança, sustentabilidade financeira, profissionalização da gestão e valorização de ativos esportivos. A empresa atua com uma visão de longo prazo, buscando transformar clubes em organizações modernas, eficientes e competitivas, tanto dentro quanto fora de campo.
O interesse em investir na SAF do Bonsucesso surgiu a partir de uma análise estratégica que identificou no clube um ativo histórico, com forte identidade, tradição no futebol carioca e grande potencial de crescimento esportivo e institucional. O Bonsucesso possui uma marca reconhecida, base social relevante e uma localização estratégica, fatores que, aliados a um modelo de gestão profissional e investimentos estruturados, criam um cenário propício para reestruturação, valorização e desenvolvimento sustentável.
Além disso, a SS Elite Sports enxerga na SAF uma oportunidade de implementar um projeto sólido, transparente e moderno, capaz de resgatar o protagonismo esportivo do Bonsucesso, fortalecer suas categorias de base, profissionalizar sua gestão e gerar valor tanto esportivo quanto econômico no médio e longo prazo."
Thiago Abrahão chegou a deixar o Bonsucesso em novembro de 2024 após contrariedades com o departamento de futebol e demais investidores, mas retornou logo após como figura central na busca por empresários que pudessem socorrer o clube nas divisões de acesso do Carioca.
Confira abaixo a convocação e os itens da Assembleia Geral do último sábado:





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!