sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COLUNA ''OPINIÃO E HISTÓRIA'' COM GEORGE JOAQUIM



Salve o Título de 1919.

Há 93 anos o Bonsucesso Futebol Clube tornava-se Campeão Carioca pela Liga Suburbana de Futebol. Em 09 de novembro de 1919, um empate de 2 a 2 com o Dous (dois) de Junho, fez o Rubro-Anil da Leopoldina o novo Campeão Suburbano. A Liga Suburbana de Futebol era uma liga paralela a “Liga da Elite”, composta de três divisões e cada divisão com direito a inscrever até 03 quadros de atletas, com campeonatos distintos.


A Liga Suburbana foi uma resposta ao preconceito e discriminação, defendida pela Liga Metropolitana( “Liga da Elite”), contra os atletas negros, analfabetos, operários e pertencentes às classes mais pobres da sociedade carioca. Os valores de inscrição e taxas de manutenção da Liga Suburbana eram acessíveis aos clubes de menor investimento, transformando os jogos dessa liga em sucesso de público e com destaque nos principais jornais cariocas.

Em 11 de novembro de 1919, o Jornal Correio da Manhã na sua página de esportes “Correio Sportivo” publicava o seguinte texto do jogo final, entre Dois de Junho e Bonsucesso:

DOIS DE JUNHO x BOMSUCCESSO:

“Realizou-se no domingo último, no campo do CA Riachuelo o jogo de campeonato entre os dois clubes acima. O aspecto da bella praça de sports do Riachuelo era deslumbrante; pois as archibancadas estavam apinhadas de centenas de apreciadores do sport bretão, que applaudiam a cada instante os passes emocionantes dos litigantes. O jogo esteve bom, sendo digno de nota o segundo goal do Dois de Junho, que foi adquirido em bello estylo por Floriano... Terminou assim a pugna com um empate de 2 x 2.

Em 12 de novembro de 1919, o Jornal do Brasil publicava na página 12 a seguinte matéria:

Finalizou domingo último o campeonato da Liga Suburbana de Football com a victoria do Bomsuccesso, que obteve 21 pontos, tendo derrotado os clubes Modesto, Central, Cascadura, Dois de Junho, Dramático e Mavilis e empatado com o Riachuelo e Confiança e perdido para o Engenho de Dentro no 1º turno. No returno, o mesmo club derrotou o Cascadura e o Dramático, empatando com o Riachuelo, Modesto e Dois de Junho e perdendo para o Mavilis. O Bomsuccesso deixou de enfrentar o Engenho de Dentro e outros clubs por haverem os mesmos deixados a Liga Suburbana. Assim, na próxima sessão do conselho dessa entidade suburbana será proclamado campeão da 1ª divisão o Bomsuccesso FC.”

O time campeão foi esse: Mingote; Alamiro e Leitão; Mathias, Bacharel e D.Julia; Flavio, Caballero, Doca, Martins e Basilio.

Além destes Campeões, o elenco contava com: Medina, Seraphim, Biriba, Pacheco, Camarão, Barroso, Capilé, Vianna, Cabral, Waldemar, Alberico, Arantes, Armenio, Negrito, Beirão, Rubens, Azevedo, Eduardo, Pinheiro, Nico, Rapadura e Eurico.

Os Dirigentes do Bonsucesso na época eram: Ernesto Carneiro, Dr. Teixeira de Castro, Coronel José João de Araujo e Manoel Lago (Neto).

Parabéns ao Bonsucesso Futebol Clube e seus Atletas Campeões por este grande feito histórico.

Fontes: Caderno de Esportes do jornal O Estado de São Paulo, pág.6, edição de 10/04/2011, autor jornalista Silvio Barsetti e Revista Rubro-Anil/Out./1938.

Abração a todos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Beléssima coluna, parabéns professor George!

George Joaquim Ferreira Machado disse...

Obrigado anônimo! Seja sempre bem vindo. Abração.

angela bastos disse...

parabéns,george,meu tio foi campeão em 1955,era o bibi,e vc colocou ele nas suas pesquisas,obrigado,pela doce lembrança bjs,angela bastos