Que o Leônidas me desculpe, mas o maior ídolo da história do Bonsucesso não pode ser outro. Foi ele, ao lado de Leônidas, quem venceu o primeiro troféu da Seleção Brasileira em terras estrangeiras.
Nascido no município de Vassouras, interior do Rio de Janeiro, em 15 de junho de 1908, Francisco de Souza Ferreira, o Gradim, foi um dos grandes jogadores brasileiros das décadas de 1930 e 1940. Faleceu no dia 12 de junho de 1987, no Rio de Janeiro-RJ.
Gradim chegou ao Bonsucesso no final dos anos 1930, quando o time conquistou o tricampeonato da segunda divisão carioca. Em pelo menos dois desses títulos, ele já estava presente. Ainda atuando pelo Bonsucesso, foi convocado para a Seleção Brasileira, onde jogou quatro partidas, incluindo a Copa Rio Branco de 1932, na qual o Brasil sagrou-se campeão ao derrotar o Uruguai por 2 a 1 no Estádio Centenário.
Passou por Vasco e Santos, retornou ao Bonsucesso e, quando parou de jogar, tornou-se treinador. Treinou o clube do coração diversas vezes, salvando a equipe de várias enrascadas.
No Vasco da Gama, marcou o primeiro gol da era profissional do clube, na vitória por 2 a 1 contra o América. Pelo Cruzmaltino, conquistou seu único título jogando por clubes: o Campeonato Carioca de 1934.
Faleceu no dia 12 de junho de 1987, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua mensagem!