27/02/2025

BONSUÇA VAI REFORMULAR IRRIGAÇÃO DO ESTÁDIO LEÔNIDAS DA SILVA


Bonsucesso adquiri novos equipamentos para irrigação
Foto: Bonsucesso/Divulgação

O Bonsucesso já iniciou a preparação para a disputa do Estadual da Série B1 do Carioca. Nesta quinta-feira, a diretoria recebeu os novos equipamentos para a instalação da nova rede de irrigação do gramado do estádio Leônidas da Silva. Um dos grandes pontos de questionamento para o gramado irregular, o clube espera que a partir de agora, o campo tenha melhores condições para suportar a demanda dos jogos e treinos sob intenso calor no Rio de Janeiro.

Anos atrás, a condição do campo foi muito criticada por torcedores e jogadores já que o clube alugou o estádio para inúmeros jogos das divisões de acesso. O Bonsuça ainda não trouxe um cronograma final da instalação dos equipamentos, mas a expectativa é que tudo esteja pronto para o início do calendário das competições estaduais em maio (sub-20) e junho (profissionais).

Na página oficial do clube, o Bonsucesso agradeceu ao novo diretor esportivo Adriano Brito pelos esforços ao adquirir os instrumentos de irrigação para o campo:

"Depois de 78 anos, pela primeira vez na história, o nosso Estádio Leônidas da Silva, terá um moderno sistema de.Irrigação, para preservação e para deixar nosso gramado perfeito e de nível, para Disputas profissionais. Agradecimentos ao nosso amigo e Diretor Adriano Brito @adrianobritoo E a Administração do nosso presidente George Joaquim @georgejoaquim19."

Confira abaixo o vídeo com a entrega dos novos materiais:






21/02/2025

TÁ NO LIVRO, COM PAULO JORGE #111




Por: Paulo Jorge
 

UMA LENDA CHAMADA GRADIM

Que o Leônidas me desculpe, mas o maior ídolo da história do Bonsucesso não pode ser outro. Foi ele, ao lado de Leônidas, quem venceu o primeiro troféu da Seleção Brasileira em terras estrangeiras.

Nascido no município de Vassouras, interior do Rio de Janeiro, em 15 de junho de 1908, Francisco de Souza Ferreira, o Gradim, foi um dos grandes jogadores brasileiros das décadas de 1930 e 1940. Faleceu no dia 12 de junho de 1987, no Rio de Janeiro-RJ.

Gradim chegou ao Bonsucesso no final dos anos 1930, quando o time conquistou o tricampeonato da segunda divisão carioca. Em pelo menos dois desses títulos, ele já estava presente. Ainda atuando pelo Bonsucesso, foi convocado para a Seleção Brasileira, onde jogou quatro partidas, incluindo a Copa Rio Branco de 1932, na qual o Brasil sagrou-se campeão ao derrotar o Uruguai por 2 a 1 no Estádio Centenário.

Passou por Vasco e Santos, retornou ao Bonsucesso e, quando parou de jogar, tornou-se treinador. Treinou o clube do coração diversas vezes, salvando a equipe de várias enrascadas.

No Vasco da Gama, marcou o primeiro gol da era profissional do clube, na vitória por 2 a 1 contra o América. Pelo Cruzmaltino, conquistou seu único título jogando por clubes: o Campeonato Carioca de 1934.

Faleceu no dia 12 de junho de 1987, no Rio de Janeiro.


Fonte: O Radical Edição 1948 (1938)

10/02/2025

TÁ NO LIVRO, COM PAULO JORGE #110




Por: Paulo Jorge

DOMINGOS VASSALO CARUSO

A coluna 'Tá no Livro' está de volta para trazer mais um pouco da história de Domingos Vasssalo Caruso, um dos maiores dirigentes do Bonsucesso. Empresário e dono de diversos cinemas na região suburbana, ele fez parte da construção do clube e do crescimento na região.

Chegou a ceder um mês de ingressos de um dos seus cinemas para ajudar a financiar a construção do Estádio do Olaria, nosso rival. Caruzo era morador da região e quando testemunhou o cinema chegando a região, ficou deslumbrado e decidiu investir no subúrbio.

O primeiro cinema da região Leopoldinense foi dele e ficava localizado na Rua Uranos. Seu nome está eternizado na entrada do Bonsucesso como um dos homens que ajudaram a fazer do clube uma potência esportiva no último século. Domingos Caruso foi o responsável pela organização do aniversário de 31 anos do Bonsuça, por exemplo.

Fonte: Jornal dos Sports - Edição 4651 - 12/10/1944