28/02/2014

SOMÁLIA COMPARA FEITO DO BONSUCESSO AO DO VASCO EM 2000


O cenário não era esplendido e não atraía tanta atenção. Pelo contrário. Quando Bonsucesso e Audax entraram em campo no estádio Moça Bonita, na tarde da última quarta-feira, para realizar um confronto de "desesperados" na briga para escapar do rebaixamento do Carioca, provavelmente ninguém esperava um grande espetáculo. Mas o futebol, com suas reviravoltas, tratou de mudar o roteiro da partida e de eternizar a 11ª rodada do estadual do Rio de Janeiro com um confronto que  pode ser adjetivado como "memorável". O Rubranil estava perdendo por 3 a 0 e, em menos de 25 minutos, liderado pelo atacante Somália, conseguiu marcar cinco gols para sair com a vitória e respirar aliviado fora da zona da degola da competição.

Um dia depois da virada épica, um dos responsáveis pelo feito contou o que se passou dentro e fora de campo. Somália, que ficou dois meses sem clube e voltou aos gramados para defender o Leão da Leopoldina, ressaltou a superação de todo o elenco, frisando a conversa que o time realizou no vestiário no intervalo do jogo.

- Para nós, foi tudo. Era um jogo que não poderíamos perder e começamos perdendo. O time, por ter muitos jogadores novos, sentiu. Quando veio o intervalo, estávamos perdendo. Conversamos sobre a vergonha que estávamos passando e que, se fosse para passarmos vergonha, passaríamos vergonha lutando. Quando fiz o primeiro gol, vi uma postura diferente. Pensamos em pelo menos um empate. Depois, fiz o segundo, deu uma animação. O time deles ficou abalado. Vencemos na superação - declarou o atacante.

A importância do jogo nem de longe é a mesma. Muito menos o tamanho do confronto. Porém, a grande vitória do Bonsucesso fez Somália recordar a final da Mercosul de 2000, quando Vasco e Palmeiras protagonizaram uma das viradas mais marcantes da história do futebol brasileiro. Na ocasião, o Verdão chegou a estar vencendo por 3 a 0, porém, em uma noite de gala de Romário, a equipe Cruzmaltina conseguiu marcar quatro gols nos 45 minutos finais do embate e saiu com o caneco de campeão.

-  Dá para comparar, mas foi até mais difícil para nós. A diferença é que lá eram dois times grandes. Mas, para nós, foi um dia de muito sacrifício, de colocar a alma na chuteira. Foi em 25 minutos, né?! Mudou tudo. Cada jogo tem uma importância. Há muito tempo que eu não vivenciava um jogo tão difícil e importante na minha carreira - afirmou.

Artilheiro do ano


Contratado pelo presidente do Bonsucesso, José Ferreira Simões, para "solucionar os problemas ofensivos da equipe", que não marcava gols no campeonato estadual, Somália chegou ao clube recebendo uma placa de "futuro artilheiro do Carioca". Tendo marcado três gols nas duas partidas em que atuou como titular, o atacante começa a se aproximar de Alecsandro, do Flamengo, que já balançou as redes em seis oportunidades e lidera a disputa.

No entanto, descartando qualquer tipo de pressão quanto ao fato de realmente se tornar o artilheiro do Carioca, Somália simplesmente se mostrou satisfeito em poder retornar aos gramados e marcar gols depois de ficar dois meses sem clube.

- Eu tive apenas duas partidas como titular. Cheguei ao clube depois de dois meses sem fazer nada. Estava em casa, só na musculação. Quando cheguei, a pressão era muito grande para eu voltar a jogar, mas não tinha fôlego para aguentar tudo. Tive que fazer um trabalho diferenciado. Agora, eu estou feliz. Sabia que mais cedo ou mais tarde os gols iam aparecer. Em duas partidas, fiz três gols. Se vou ser o artilheiro ou não, só Deus sabe - concluiu Somália.
 

Túnel do tempo

No período em que o futebol transitava entre o amadorismo e o profissionalismo, o Bonscusso também protagonizou uma virada digna de grandes narrativas. O ano era 1938 e o time vivia grande fase, tendo, inclusive, conquistado importantes triunfos no cenário estadual. Apesar do prestígio momentâneo, uma partida em especial daquele ano ficou imortalizada como um dos maiores feitos da história do clube.

O Rubroanil teve que medir forças com o poderoso Flamengo no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, pelo Torneio Municipal. O Rubro-negro chegou a estar vencendo por 2 a 0, mas o Leão da Leopoldina foi valente e não se deixou abater. Foi em busca do resultado e conseguiu uma estupenda vitória por 4 a 3, imortalizada na galeria dos grandes confrontos do time.


Fonte: Globoesporte.com

Um comentário:

Deixe sua mensagem!