16/11/2013

COLUNA DO GEORGE JOAQUIM: "A TABELA, A ESTRELA E A HISTÓRIA"

O Campeonato Estadual da Série A 2014 já possui uma tabela. Diferente de 2012, o Bonsucesso não estreará contra um grande da elite do futebol carioca. E o melhor, se tudo ocorrer bem sobre o nosso estádio, o Cesso poderá se aproveitar do fator campo sobre o Volta Redonda e abrir uma vantagem de três pontos. Esta mesma vantagem poderá se repetir sobre os outros times que enfrentam os grandes na 1ª rodada.

Jogar na Teixeira de Castro será fundamental, mas manter uma rotina de vitórias em nosso campo, também será fundamental. Todos estarão contra o Cesso. Os clubes remanescentes da elite de 2013 e mais a Cabofriense, que promete um alto investimento na formação da equipe.

As datas, horários e estádios serão confirmados pela Federação. E o time? Esta confirmação será do Presidente Zeca Simões, provavelmente no final de novembro ou início de dezembro. Quem sai? Quem fica? Quem volta?

Resgatando a Estrela

Voltando para 2012, o Cesso adotou em sua camisa, sobre o escudo, uma estrela. Provavelmente a estrela representava o título de Campeão Carioca de 1919 pela Liga Suburbana de Futebol. Entusiasmado com a ideia do reconhecimento pela Federação, o Presidente Zeca Simões apoiou a iniciativa deste feito. Mas, a partir da Copa Rio de 2012, a estrela foi retirada.

Os nossos triunfos, sejam eles reconhecidos ou não, merecem amplas divulgações. O maior reconhecimento de uma trajetória histórica é declarado pela própria associação, através de seus dirigentes e torcedores. A estrela tem que voltar. Se por algum motivo não representar o título dos heróis suburbanos, pelo menos possa representar o 1º centenário da casa dos heróis.
  
Resgatando a História

No último dia 09 de novembro, o Título da 1ª Divisão da Liga Suburbana de Futebol completou 94 anos. Nesta data, no ano de 1919, o empate de 2 a 2 entre Dois de Junho e Bonsucesso garantiu a Taça de Campeão. Comemorando esta página de nossa história, trechos da pesquisa do jornalista Silvio Barsetti serão publicados nesta coluna. Os dados pesquisados na Biblioteca Nacional serviram para a matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo da edição de 10/04/2011, sob o título “Um Título Inédito Para mudar a História do Bonsucesso” (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,um-titulo-inedito-para-mudar-a-historia-do-bonsucesso,704307,0.htm).

A seguir, três equipes do Cesso visualizadas pelo jornalista em sua pesquisa:

►15/06/19 - BONSUCESSO 2 x 1 Modesto (de virada) [Escalação do Cesso: Mello, Altamiro, Silva, Rocha, Costa, Cabral, Flávio, Caballero, Santos, Martins e Silva].

►22/06/19 - Confiança 1 x 1 BONSUCESSO (Escalação do Cesso: Vianna, Altamiro, Alamiro, Oscar, Cabral, Castilho, Caballero, Flávio, Samuel, Martins e Santos).

►29/06/19 - BONSUCESSO 4 x 1 Central (Escalação do Cesso: Domingos, Altamiro, Alamiro, Oscar, Augusto, João, Flávio, Caballero, Santos, Andrada e Basílio).


Abração a todos.

2 comentários:

  1. Pela volta da Estrela no manto rubro-anil!

    ResponderExcluir
  2. É fundamental para o cesso ficar na primeira divisão.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!