10/09/2013

100 ANOS DE TRADIÇÃO


O Bonsucesso completa no próximo dia 12 de outubro, 100 anos de fundação e o clube foi homenageado no último Cinefoot, único festival de cinema do Brasil e da América Latina exclusivamente dedicado à exibição e promoção de filmes sobre o futebol. O jornalista e roteirista Stéfano Salles ao lado de outros amigos  teve a ideia de concorrer, contando a história do clube. Com o título “Diamante da Leopoldina”, ele fez uma referência a Leônidas da Silva, craque da década de 1930, chamado de “Diamante Negro” e criador da célebre “bicicleta”. O autor vencedor do festival comentou sobre a elaboração do vídeo.

“Sempre gostei de futebol, especialmente dos clubes pequenos do Rio. Quando soube do concurso, falei com o Igor Novello e com o Sandro Marinho, amigos que conheci na faculdade e que, além de estarem sempre bem dispostos, fizeram bons trabalhos comigo”, afirmou Stéfano ao site da instituição.

Stéfano explica que foi muito difícil resumir um século de história em três minutos e, como recolheram um bom material, pretendem, agora, fazer um vídeo maior, para dar um salto e inscrevê-lo no ano que vem na mostra competitiva de curtas.

“Gostamos muito do resultado deste minidocumentário. Além da experiência interessante que foi fazê-lo, fica também o caráter de homenagem. Nesses tempos de Copa do Mundo, é muito natural que a empolgação seja redirecionada, mas o verdadeiro legado histórico está na preservação da memória de quem realmente proporciona esse espetáculo: os clubes pequenos, que revelam jogadores e lutam contra todas as intempéries do tempo e do descaso para manter vivas as chamas da história e da paixão. Afinal, o outro legado, que seria o das transformações urbanas… esse estamos pagando e não vemos”, finalizou.

Confira abaixo o vídeo e outros que também estiveram na disputa:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!