14/11/2012

COLUNA ''OPINIÃO E HISTÓRIA'' COM GEORGE JOAQUIM



E o Vento Levou...

O vento levou a poeira, o vento levou a nuvem, o vento levou a chuva e o vento levou o sonho de ser campeão da Copa Rio. Depois da tristeza do descenso do campeonato estadual no primeiro semestre, a torcida olhou com bons olhos a competição do segundo semestre que poderia trazer alegrias. Mas, um furacão de gols passou por Moça Bonita, Trabalhador e Teixeira de Castro derrubando um castelo que, de aparência forte, desmoronou como um “castelo de areia”.

A classificação escorregou pelos dedos do Bonsucesso e a tristeza voltou aos olhos dos torcedores. O que resta dessa festa são as atuações do zagueiro Bruno Carvalho e os laterais Marlon e Bruninho.

Antes que mais alguém dê a mão a Alice e visite o “país das maravilhas”, é bom lembrar que Copa Rio não possui grupo X ou descenso e os clubes participantes estão inscritos com segundos times. O investimento maior será para os campeonatos que participarão em 2013, portanto, no ano de seu centenário, a direção de futebol do Cesso trate de melhorar a qualidade da equipe, se ainda sonhar em conquistar o Ascenso para 2014 e comemorar os 100 anos como time de 1ª divisão.

Há situações interessantes que envolvem uma partida de futebol, principalmente se o jogo for à última rodada e na última competição oficial do ano. Além dos lances do jogo, ocorrem bons bate-papos entre torcedores que, às vezes, se encontram somente nas arquibancadas, e expressões que são guardadas na memória. Um exemplo que me honra em citar é o sr Marzulo Paladini (foto). Este torcedor fiel do Bonsuça de 86 anos, depois dos resultados frustrantes ao final do último campeonato ou torneio do ano, despede-se com um “Feliz Natal”. Portanto, seguindo este gesto, Feliz Natal!



Agradecimento.

Obrigado aos amigos torcedores do Cesso que prestaram solidariedade depois de uma agressão que sofri por um segurança do Bangu Atlético Clube, na partida que envolveu os dois clubes na última rodada da 2ª fase da Copa Rio. As manifestações iniciaram na própria Teixeira, seguindo no facebook e consolidada na coluna do Herman Rubro-Anil. O motivo da agressão está no facebook, no grupo “Tudo pelo Bonsucesso, nada do Bonsucesso”; no espaço para comentários da Coluna do Herman e no meu blog. Infelizmente gostaria de detalhar o fato na Delegacia mais próxima, mas, o agressor fugiu depois da lerdeza de um policial e ajuda de algumas pessoas.

Resgatando a História.

Há 27 anos, o Bonsucesso venceu pela última vez um “grande” do futebol carioca. No dia 14/11/1985, na Teixeira de Castro, o “grande” a cair foi o Botafogo em partida válida pelo Campeonato Estadual. O Cesso venceu o time da estrela solitária pelo placar de 2 a 1. Confira a ficha técnica:

Bonsucesso 2 x 1 Botafogo

Local: Teixeira de Castro.
Competição: Campeonato Estadual – 2º turno.
Árbitro: José Roberto Wright.
Renda: Cr$ 13.415 milhões – 910 pagantes.
Cartões amarelos: Luisinho, Antônio Carlos e Mário (Bonsucesso).

Bonsucesso: Jurandir, Zé Paulo, Osmar, Serjão e Chumbinho (Heleno); Mário, Naldo e Galocha; Paulinho Carioca, Carlos Alberto II e Felipe (Pintinho). Técnico: Denilson.

Botafogo: Zé Luis, Josimar, Brasília, Ademir e Vágner; Luisinho (Almir), Renato e Berg; Mário (Gilberto), Petróleo e Antônio Carlos. Técnico: Carbone.

Preliminar: Bonsucesso 0 x 0 Botafogo (juniores).

Fonte: Jornal O Globo (15/11/85) – Acervo Marzulo Paladini.


Abração a todos.

4 comentários:

  1. Caro amigo George, você é um cara do bem e por isso merece todo nosso apoio. Esse fato lamentável deveria ser investigado mais a fundo. Isso não deveria passar impune de jeito nenhum. Mas em 2013 vai tudo mudar e pra melhor. Agora é a hora de começar as mudanças, começando por fazer a limpa no elenco e contratar jogadores que sejam consistentes e que já tenham alguma rodagem. Acredito que esse seja o caminho. Grande abraço a todos e saudações rubro-anis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Herman pela visita e comentário. Concordo com você! Time de qualidade superior para 2013! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/16/2012

    CARO AMIGO TORCEDOR EU GOSTARIA DE SABER SE JA ESTA SENDO ARTICULADO ALGUMA COISA SOBRE A EQUIPE DE JUNIORES ESSA É UMA PREOCUPAÇÃO, POIS É DA BASE QUE SAEM AS PROMESSAS COMO MARLON,BRUNO,CASSIO,ALIF E OUTRO QUE SÃO REMANESCENTES PEÇO QUE DE UMA MORAL PARA OS GAROTOS UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Anônimo. Acompanhe o blog que todas as novidades serão comunicadas. Todas as categorias merecem especial atenção dos torcedores do Cesso. Obrigado pela visita. Abração.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!