03/08/2012

"A CRÔNICA CRÍTICA DE UM RUBRO-ANIL" COM DÊRAUÊ


A China e o Chinês

%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%

O Atlético Mineiro, atual líder do Brasileiro, três rodadas atrás tinha a mesma pontuação de que dispunha em 2009, com o mesmo número de jogos. O Flamengo do Rio, campeão daquele ano, naquela altura do campeonato alcançara a mesma pontuação com que conta no atual torneio. Sabe o que isto significa?
Como diria o nobre chefe da repartição, para os íntimos Gegê de Lalá: não é nada, não é nada, é p.... nenhuma.

%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%

Apesar da acusação genérica, pela torcida, de mercenarismo, houve quem fosse pego chorando no vestiário do Leão da Leopoldina depois do último jogo do campeonato deste ano, reflexo da queda à segundona, lá na serra de Friburgo. Merece, no entanto, melhor lembrança o choro emocionado do guarda-meta Jaime, como o de tantos outros: jogadores, comissão técnica, torcedores, que adubou o gramado da Teixeira de Castro naquele 23 de julho de 2011, depois de selado o ascenso à série A do Carioca.
Passados os rumores de ausência do clube na competição, a solução encontrada de participação do Rubro-Anil na Copa Rio é, antes de tudo, realista. Baseado na equipe que alcançou o quinto lugar na série A do Campeonato Carioca de Juniores, mescla jogadores que já passaram pelo clube ou ainda possuem vinculo contratual (http://fanaticospelocesso.blogspot.com.br/2012/07/bonsucesso-reintegra-jogadores-que.html). Ora, onde não há recursos, há que se racionalizá-los ao extremo - e isto, a proposta contempla perfeitamente.

Fosse essa a postura na preparação à primeira divisão de 2012, talvez não necessitássemos penar o calvário das trezentas mil rodadas na série B de 2013. Fazer o quê, ao menos teremos uma chance efetiva de título no ano do centenário, para não repetir a “sorte” muitos por aí que se dizem "grandes". De coisa grande assim é que penico fica cheio.

%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%

Tem quem jure: aquela faixa no uniforme do Vasco da Gama é consagração de vice. Mito à parte, quando o Bonsucesso em 1921 - pioneiramente por estas canchas - usou uma camisa com raia diagonal, sagrou-se campeão da Segunda Divisão pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres. Quem contou com riqueza de detalhes foi a Folha Rubro-Anil último domingo: http://georgejoaquim.blogspot.com.br/2012/07/domingo-com-h-pioneira-camisa-de-faixa.html.

Há dúvidas, no entanto, sobre se aquela foto era mesmo da equipe de 1921 ou daquela que disputou, três anos depois, o triangular final da Metropolitana, graças à conquista da Série B. A revelação foi da própria Folha Rubro-Anil: http://georgejoaquim.blogspot.com.br/2012/05/bonsucesso-de-1924-ou-1921.html.

Eis que o Bonsuça de 24 cedeu o 1 a 0 e viu a festa, justamente, do Vasco da Gama bi-campeão pela primeira vez. Não consta que, naquela ocasião, a indumentária cruz-maltina ostentasse a tal faixa de vice como, pelo visto, o meu Rubro-Anil devia carregar.

%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%-%

Quando uma chinesa de dezesseis anos quebra um recorde na natação, o doping é a primeira suspeita. Quando uma lituana debutante conquista o ouro, eis a encarnação do espírito olímpico. Quando um atleta cubano abandona sua delegação, a culpa é, claro, do Fidel. Agora, quando um moleque peladeiro embarca para o estrangeiro, comprado por um sheik ao preço de um sonho, ninguém pensa na ilusão atroz do capitalismo.

Mas haverá quem parabenize o Lula e a Dilma.



7 comentários:

  1. Excelente coluna! Parabéns! Abração.

    ResponderExcluir
  2. André Veras8/04/2012

    Parabéns pela coluna!

    André Veras

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela leitura, professores!
    Vamos com tudo pra Copa Rio!

    ResponderExcluir
  4. RONALDO FANATICO ATRAS DO GOL !!8/06/2012

    MUITO BOA A COLUNA .

    PARABÉNS DÊRAUÊ.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Ronaldo! Rumo à Copa Rio!

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo, quem dera... Parece que ele mesmo disse que o seu reino não era este mundo... Eu diria que a salvação do Bonsuça depende muito mais dos próprios rubro-anis.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!