18/05/2012

COLUNA ''OPINIÃO E HISTÓRIA'' COM GEORGE JOAQUIM


O Mais Querido do Subúrbio.”

Vejo sempre uma resposta da vida para nossas frustrações. O ideal seria participar da 1ª divisão em 2013 para as comemorações de nosso centenário. Mas já imaginaram o Bonsucesso ser rebaixado justamente no ano de seu centenário? Acho que, utilizando uma parte do hino flamenguista, “seria um desgosto profundo...”. Disputar um campeonato “só para participar”, lutando para não cair e acabar caindo, principalmente no ano maior de sua fundação, seria um “fracasso tsunami” – de grandes proporções. 

O nosso orgulho é ver o nosso time de coração levantar a taça e dar a volta olímpica como o legítimo Campeão do ano. A Copa Rio surge no horizonte como uma resposta às nossas decepções. O ascenso em 2013 surge no futuro como uma resposta ao time carioca que nunca recuou de sua luta, seja em qualquer série, nos cem anos de atividades.

O irmão rubro-anil Herman, em sua coluna de segunda-feira, puxou a conversa para a competição de setembro que o Bonsucesso irá participar - a Copa Rio. E nós, torcedores do mais querido do subúrbio, temos que deixar a “orelha quente” do Presidente Zeca Simões para a formação de uma boa equipe que possa levantar a taça de Campeão.

O Bonsucesso tem que ser o “Rei do Subúrbio”, o “Melhor dos Pequenos”, enfim qualquer adjetivo que o classifique no topo de qualquer competição que dispute, envolvendo as equipes de menor investimento. Desde a sua fundação até 1928 o Bonsucesso foi um clube vencedor. Conquistou em 15 anos nove títulos com a equipe profissional em solo carioca. De 1929 até os dias atuais, conquistamos apenas cinco títulos no Rio. Por isso acredito ser fundamental o pensamento de ser campeão ainda este ano.

A Copa Rio tem que ser encarada com seriedade e com olhar “afiado” para contratações de atletas que possam honrar a camisa do nosso clube. E claro, aproveitar a oportunidade que esta competição oferece, principalmente por não contar com as quatro grandes equipes do futebol carioca.

As pretensões de ser Campeão de uma competição que garante acesso ao campeonato nacional da série D (competição que a partir deste ano será “bancada” pela CBF) deve ser a ambição de uma diretoria e ser o pontapé inicial para outra conquista em 2013. A nossa resposta ao “trágico 2012” será o título da Copa Rio. A nossa comemoração ao centenário será o ascenso a elite do futebol carioca. Assim espero!

Resgatando a História.

Em dois momentos da história do futebol carioca, o gramado do Maracanã foi palco de duas belas exibições do Bonsucesso diante do Botafogo. Há 43 anos, no dia 18/05/1969, o Rubro-Anil da Leopoldina empatou com o Bota, no placar de 1 a 1. E no dia 20/05/1972, há quase 40 anos, os grandes tornaram-se nanicos diante da grandeza dos pequenos. Bonsucesso e São Cristóvão venceram Botafogo e Flamengo, respectivamente. Chegou o momento de conferir as fichas técnicas.

►Bonsucesso 1 x 1 Botafogo
Local: Maracanã
(
Preliminar de América 0 x 1 Flamengo)
Data: 18/05/69
Juiz:
Amilcar Ferreira.
Gols: Valtencir (contra) 46’ e Paulo César (pênalti) 49’.

Bonsucesso:
Jonas, Luis Carlos, Moisés, Lumumba e Dutra; Renê e Danilo; Chiquinho, Jorge Félix, Jair Pereira e Valdir.

 
Botafogo:
Ubirajara, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério (Ferreti), Roberto, Jairzinho e Paulo César.

►Bonsucesso 2 x 0 Botafogo
Local: Maracanã
(Preliminar de São Cristóvão 1 x 0 Flamengo)
Data: 20/05/72
Juiz: Nivaldo dos Santos.
Gols: Brito (contra) 7' do 1.° tempo; William 18' do 2.°.

Bonsucesso: Lumumba; Natal, Dutra, Nilo e Romero; Silva e Jair; William, Jair Pereira, Picolé e Paulinho.

 
Botafogo: Wendell; Mauro Cruz, Brito, Osmar e Rildo; Nei e Carlos Roberto (Paraguaio); Tuca, Roberto, Jairzinho e Luís Cláudio.


Rapidinha.

Mesmo sem jogar no seu estádio, o Bonsucesso teve renda média maior do que Olaria e Madureira, segundo estatísticas do Campeonato Estadual de 2012 postadas pelo André Queiroz. O Bonsucesso foi o único clube de 2012 que não jogou em seu estádio durante todo o campeonato e o Madureira, na Taça Rio, jogou com Botafogo e Fluminense na Conselheiro Galvão.

É ou não é o “Mais Querido do Subúrbio”.
Onde o Bonsucesso estiver a torcida também estará lá!

Abração a todos.

5 comentários:

  1. É isso aí, Prof. George! Tomara que o Bonsuça consiga se organizar para disputar bem a próxima Copa Rio. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. SÓCIO DESDE 715/18/2012

    Caro George o clube está se deteriorando tá com toda pinta que não disputará a copa Rio( aí que a federação vai retaliar ano que vem),voçê nem imagina como anda os bastidores, é podridão pura ,procure se informar com seus amigos fanáticos a coisa tá de mal a pior, voçê não deve estar indo no clube ou deve estar morando longe e não tá sabendo da sujeira que infelizmente está infestando esse glorioso clube que como instituição está devendo a Deus e ao mundo.Procure saber amigo e tente ajudar de alguma maneira,sei que voçê é um sonhador e projeta sempre o bem do querido Bonsuça mas se prepare para o grande pesadelo que está instalado no clube e acorde de seus bons sonhos.Se informe e saudações rubranis.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sócio desde 71. Agradeço a sua visita, leitura e participação. Compreendo muito bem a sua preocupação. Com certeza o Bonsucesso passa por problemas. Foi um ano difícil para o Rubro-Anil. Sou Conselheiro Benemérito do Clube e lhe garanto que temos um Presidente de Conselho competente e atuante e sem dúvida nenhuma, qualquer natureza destrutiva ao patrimônio do clube, o Cláudio Menezes convocará os Conselheiros e buscaremos as soluções cabíveis. Também garanto a vc que a minha atitude será sempre a favor da tranparência. A questão de "dever a alguém" não é privilégio de nosso clube e se for preciso a justiça para pagar a alguém, então seja convocada a tal e que os direitos devidos sejam pagos.
    Não tenho como estar atuante como sócio do clube. Moro no município de Queimados e afirmo a vc que Queimados não é logo ali. Mas sou torcedor, seja onde eu estiver, desejo que meu clube de coração possa pular as barreiras que tem pela frente e a administração de Zeca Simões seja conduzida na paz necessária. Não fechem as portas para o Zeca Simões. Foi através dele que voltamos a ter o gostinho da 1ª divisão. Ele errou em alguns pontos, ele sabe disso, e acredito que dará a volta por cima.
    Peço desculpas a vc por continuar a sonhar. Foi através de sonhos que o Bonsucesso surgiu, então deixe eu sonhar, como meu avô sonhou e como tantos outros sonham. Como diz a letra do samba-enredo da Mocidade Independente, "sonhar não custa nada...". Abção e obrigado pelas palavras elogiosas.

    ResponderExcluir
  4. sócio desde 715/19/2012

    Valeu George mas por favor procure se "informar",nosso clube não paga a alguns meses contas básicas como água e luz e a qualquer momento a divisão sanitária pode lacrar e interditar o clube e caro amigo pode esquecer a Copa Rio parece que Zeca jogou mesmo a toalha alega falta de dinheiro e está deprimido Zé Lúis está prontinho para jogar tudo para o alto sozinho do jeito que tá ,fiquei sabendo que as divisões de base podem tomar w.o. nos jogos de hoje ,motivo: Sem dinheiro para alugar um ônibus.O caos está instalado .Insistindo procure se "informar".Abração.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/20/2012

    Sei tbém meus queridos amigos, que os jogadores do profissional que restaram não recebem a 3 meses. Os dos juniores a 5 meses e os do juvenil e infantil, nem dinheiro pra comer eles recebem, vão almoçar lá na Av Brasil por 1 real e a noite ficam sem o jantar. Fala sério, o que é isso minha gente!!! Se não tem dinheiro pra bancar o basico como alimentação, fecha as portas por favor!!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!