29/03/2012

COLUNA ''OPINIÃO E HISTÓRIA'' COM GEORGE JOAQUIM


Superação Fora das Quatro Linhas.

Escrevo preocupado com a situação do Bonsucesso no momento. É difícil até mesmo escrever sobre o campeonato. A questão salarial é sagrada, assim como a questão profissional. O futebol vive de vitórias. Arrecadação, seja de bilheteria, quadro social e marketing acontecem diante de bons resultados. Aliás, o quadro social há muito tempo não sustenta clube. Não sustenta clube pequeno e muito menos o tal grande. Se pelo menos o Bonsucesso vencesse os pequenos, a visão que teria a mídia sobre o rubro-anil seria amplamente maior do que é.

E para a diretoria de marketing do Bonsucesso seria mais fácil vender um produto bem colocado no mercado do que este produto que a mídia está vendo. Infelizmente os olhares da mídia para nosso clube são outros. Alternativas deveriam ser postas para a diretoria, mas pelo que leio as atitudes são outras.

Outro ponto chave da crise é a falta de jogos na Teixeira. O nosso clube foi altamente prejudicado pelo veto à realização de jogos. Esta situação vai além de laudos de qualquer instituição. É descaradamente uma situação política e excludente. Os laudos liberatórios dos jogos das Instituições Públicas envolvidas já se encontram na federação desde o jogo contra o Americano. Se não houve prazo antes e agora, qual a desculpa do jogo contra o Boa Vista? A tabela da Federação ainda está “a definir”. Quem já visitou os outros estádios sabe o que estou escrevendo. Os jogos na Teixeira seriam uma economia de gastos que estariam sendo voltados para o futebol. E será que ninguém compreende isso!

Temos que acreditar na solução da crise. A rodada que inicia neste sábado é altamente favorável ao nosso clube. Quem serão os mais beneficiados por uma vitória do Bonsuça nesta rodada? Os próprios jogadores! A permanência do clube na primeira divisão será um parágrafo positivo no currículo de cada um.

Mas, para ninguém esquecer: o salário é sagrado!

A Rodada.

O Bonsucesso na rodada que passou levou certos golpes que quase levaram ao nocaute por susto. Mas confesso que esperava este desconforto na tabela. O Bonsucesso foi o único do povo que está envolvido nas últimas colocações a enfrentar um representante dos “grandes”. As equipes que jogaram em casa, exceção do Olaria, souberam aproveitar o fator campo e venceram.

Esse foi o momento certo de perder. Ainda restava gordura para queimar. A partir da próxima rodada uma derrota poderá ser fatal e conduzir o Bonsucesso a beijar a lona da “rabeira”. Comparando com os outros adversários, o Bonsucesso não enfrentará equipe “grande” nas próximas três rodadas. Na altura do Campeonato será uma vantagem maravilhosa.

O Bonsucesso vencendo o Duque de Caxias poderá ser beneficiado com as derrotas dos visitantes que estão diretamente ligados a questão do rebaixamento. Os dois últimos colocados, Bangu (9 pontos) e Americano (8 pontos) estarão enfrentando na casa do adversário o Flamengo e o Resende, respectivamente. O Olaria (10 pontos) e o Madureira (11 pontos) também serão visitantes na rodada, enfrentando o Boa Vista e o Friburguense, respectivamente.

Se a 5ª rodada foi ruim, a 6ª rodada poderá ser muito boa. Espero!

Os três jogos restantes das equipes com até 15 pontos:

Friburguense (15 pts): Madureira (c), Botafogo (f) e Bonsucesso (c);
Nova Iguaçu (15 pts): Volta Redonda (c), Americano (f) e Vasco (n);
Boa Vista (14 pts): Olaria (c), Bonsucesso (f) e Botafogo (n);
Duque de Caxias (12 pts): Bonsucesso (c), Olaria (f) e Madureira (c);
Madureira (11 pts): Friburguense (f), Fluminense (c) e Duque de Caxias (f);

Bonsucesso (11pts): Duque de Caxias (f), Boavista (c) e Friburguense (f).

Olaria (10 pts): Boavista (f), Duque de Caxias (c) e Fluminense (f).
Bangu (09 pts): Flamengo (f), Macaé (c) e Resende (f).
Americano (08 pts): Resende (f), Nova Iguaçu (c) e Flamengo (f).

Resgatando a História.

Há 43 anos o Bonsucesso escrevia uma história de superação no “Maior do Mundo”. No dia 29 de março de 1969, o Rubro-Anil empatava com o Fluminense no Maracanã. O jogo foi dramático para o Bonsuça: o zagueiro Moisés atuou como goleiro devido à expulsão de Ubirajara. Acompanhe a ficha técnica desta partida aqui no Fanáticos:

Fluminense 1x1 Bonsucesso

Data: 29/03/1969
Local: Maracanã
Público: 24.832
Juiz: Arnaldo César Coelho
Auxiliares: Carlos Floriano Vidal e Rubens Sousa Carvalho
Gols: Samarone 23’ e Morais 60’
Expulsão: Ubirajara por ter dado uma cusparada na cara do ponta-direita Wilton, aos 88’

Fluminense: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira e Lulinha (Suingue); Wilton, Flávio, Cláudio e Lula. Técnico: Telê

Bonsucesso: Ubirajara (Moisés); Luis Carlos (Dutra), Moisés, Lumumba e Alberico; Renê e Danilo Meneses (Fifi); Waldir, Jair Pereira, Didinho e Morais. Técnico: Duque


5 comentários:

  1. Anônimo3/29/2012

    SR. GEORGE PROCURE SE INFORMAR PQ NÃO TEM JOGO NA TEIXEIRA.VOÇÊ TEM FONTES PARA DESCOBRIR É SÓ IR COM JEITINHO. TEM CAROÇO DEBAIXO DESSE ANGU.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/29/2012

    Caro George sei que voçê leciona e deve ser um bom professor,imagina ficar sem receber parte de janeiro,fevereiro e premiação combinada,o que o amigo faria???Saudações rubroanis.Ps1:Professor desculpe algum erro de português.Ps2:E a coluna do novo conselheiro hemmm????Ninguem vê,ninguem lê.Volta A.V.teu lugar é na nossa trincheira.

    ResponderExcluir
  3. RONALDO FANATICO ATRAS DO GOL3/30/2012

    GEORGE , VC E UMA PESSOA QUE TENHO UMA CONSIDERAÇAO E PARA NOS NAO VALE ACHO QUE FOMOS PREJUDICADOS E MUITO POR NAO JOGAR NO NOSSO ESTADIO E AGORA JA E TARDE PARA RECLAMAR QUERO MUITO QUE O CLUBE JOGUE CONTRA O BOAVISTA MAIS ACHO QUE NAO TEREMOS ESTA OPORTUNIDADE DE JOGARMOS EM CASA .

    VAMOS TORCER PARA GANHARMOS O DUQUE POIS NAO E BICHO DE 7 CABEÇAS .

    OUTRA COISA VAMOS TORCER CONTRA QUEM PODE CAIR .


    AOS JOGADORES VENHO SOLICITAR A VCS QUE JOGUEM E FAÇAO A SUA PARTE POIS PARA OS QUE CONHECEM A CAMISA DO BONSUCESSO TEM HISTORIA E NAO E ATOA QUE NO PROXIMO ANO COMPLETARA 100 ANOS .

    ACREDITO NO GRUPO DE JOGADORES E SEI QUE VCS FARAO A SUA PARTE GANHANDO E MOSTRANDO QUE TEM FIBRA E CARATER E QUE SAO PROFISSIONAIS INDEPENDENTE DE TUDO .


    LUTEM ATE O FIM .


    AVANTE CESSO .

    ResponderExcluir
  4. Anônimo de 29/03 às 18:10. Toda pergunta merece uma resposta. Com meu salário de professor eu não teria o prazer de chegar para o meu patrão e anunciar greve. Sem salário na data prevista não teria cinco centavos para comprar uma bala. Aproveitaria para ficar em casa e começar a procurar outra empresa que me oferecesse mais segurança na questão salarial.Nesse intervalo que ficaram sem salários, os jogadores do Bonsucesso poderiam tentar uma oportunidade no Vasco, Flamengo, Fluminense ou Botafogo. Vc deve acompanhar o noticiário e percebe que lá está tudo bem. E aí buscar na justiça os direitos perdidos. Abração e muito obrigado pela leitura. Espero vê-lo no marrentão, apesar de vc ser anônimo.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Ronaldo. Certamente torço para os outros perderem. Sabe o velho ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro! A equipe tem uma ótima oportunidade de deixar o Bonsuça bem na rodada. É ganhar do Duque e torcer contra os outros. Quem está na proximidade da "rabeira" ou está nela, como é o caso do Bangu e Americano, torcer para esse povo perder. E eles devem fazer o mesmo contra o Bonsuça. Portanto, amigos, amigos, negócio a parte. Abração e espero vê-lo no marrentão.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!