23/10/2011

COLUNA ''O RUBRO ANIL EM TRÊS TOQUES COM ''DIEGO ZURITA''


Salve Salve, galera Rubro-Anil!

Esta semana pode não ter tido jogo, mas mesmo assim não faltou polêmica. Grande parte delas, girando em torno da demissão do tecnico Manoel Neto.

Acho que perdemos um grande profissional, com certeza. Manoel Neto, conhecido como “rei do acesso” é, sem dúvida, um excelente comandante. Competente, trabalhador, responsável, rigoroso e acima de tudo, vitorioso. Sua saída deixará saudade na torcida rubro-anil.

É correto afirmar que o trabalho do Neto foi fundamental para nosso acesso. É claro que os jogadores, a diretoria e a torcida também foram muito importantes no acesso, mas o Neto soube, com sua grande experiência, organizar bem o time para conquistar o título da segunda divisão.

Embora seja uma perda lamentável, é fato que no futebol as coisas funcionam assim. É difícil um tecnico permanecer em qualquer clube do Brasil após uma seqüência de maus resultados. O Bonsuça entrou na Copa Rio diante de grande expectativa e teve uma eliminação precoce, vencendo apenas um jogo dos 8 que disputou.

Além do fracasso na Copa Rio, o que gerou a saída do nosso tecnico foi o fato de que esses resultados ruins tiveram como ingrediente alguns erros dele. Principalmente no último jogo, contra o Boavista em Xerém. Foi perceptível que a escalação do Neto não foi boa e suas substituições ao longo da partida, piores ainda.

Há quem questione a qualidade do Manoel Neto e repita constantemente que ele é “técnico nível série B”, mas na verdade, acho isso injusto. Afinal de contas, a Série B não é mais fácil que a Série A, pois se por um lado, os adversários são tecnicamente mais fracos, os técnicos também contam com elencos mais fracos. Além de ter que jogar em alguns campos piores, jogos de portões fechados etc.

Mas uma coisa é perceptível no futebol, existem técnicos que tem especialidades em certas competições. Cada competição tem um modelo, um sistema de disputas. Em torneios eliminatórios é necessário entrar em campo com um objetivo, já em competições de pontos corridos o objetivo é outro. Assim como muita gente diz que o Joel Santana é o “rei do Campeonato Carioca série A” e o Muricy Ramalho é o “rei dos pontos corridos”, o Neto é o “rei do acesso”, ele domina uma fórmula de jogo que é ideal para as Séries B e C do RJ.

Talvez, ele não tenha encontrado ainda a maneira ideal de jogar a Copa Rio. Mas é evidente que com o talento que ele tem, irá encontrar essa maneira. Assim como diziam que o Muricy Ramalho era bom pra Campeonato Brasileiro e não pra Libertadores e este ano ele comandou o Santos na conquista do torneio continental.

Talvez, por enquanto, o Neto tenha mais sucesso nas séries B e C devido a sua experiência, mas seu talento e sua competência, são de primeira.

Mas de qualquer jeito, o futebol é feito de resultados. O importante, acima de tudo, é que o Bonsucesso consiga um novo tecnico que seja competente. Alguém que consiga armar bem o nosso time para disputar o Carioca do ano que vem. A saída do Neto, deixa para o Bonsucesso uma grande responsabilidade: A de encontrar um substituto a altura. Ano passado, tivemos muitos tecnicos e nem se somássemos todos eles conseguiriamos metade de um Manoel Neto.

Sendo assim, nos resta aguardar pelo novo comandante e cobrar dele que honre nossa camisa. É claro que muita gente ficou chateada com a saída do Neto, acho importante que todos expressem suas opiniões, mas vamos ser menos passionais e acima de tudo entender que todos nós queremos a mesma coisa: O melhor para o Bonsuça!

Grande abraço e ótima semana!


2 comentários:

  1. Uma lástima a saída do Neto. E agora pra encontrar outro treinador igual ou próximo a ele não vai ser mole.

    A preocupação agora é pôr um final nessas rusgas que infelizmente se descobriu que estão ocorrendo nos bastidores do clube. Não conseguimos entender até agora o que aconteceu.

    O segundo passo é poder agilizar as contratações o mais rápido possível, pois já estamos em outubro. Num piscar de olhos chega janeiro, que é quando começa o campeonato estadual. Precisamos de tudo bem arrumado o quanto antes pra não dar chabu na hora de começar a temporada.

    Grande abraço, amigos!!!

    Saudações rubro-anis!!!

    ResponderExcluir
  2. RONALDO FANATICO ATRAS DO GOL10/24/2011

    PROF. MANOEL NETO , TENHO CERTEZA QUE COMO PROFISSIONAL O SENHOR MOSTROU SEU VALOR E NOS LEVOU A PRIMEIRA DIVISAO NA QUAL ESTAVAMOS AFASTADOS 18 ANOS E SEMPRE BATENDO NA TRAVE .

    VENHO DESEJAR AO SENHOR SUCESSO NO PROXIMO TRABALHO POIS MOSTROU MUITA COMPETENCIA PARA LEVAR UM CLUBE A SER CAMPEAO .


    MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!