16/09/2011

COLUNA ''RESGATANDO A HISTÓRIA COM GEORGE JOAQUIM

100 Anos de Paixão pelo Rubro-Anil

Sócio Contribuinte de pagamento anual

No dia 17 de setembro de 1911, nascia mais um menino em Bonsucesso. Esse mesmo menino cresceria nas ruas do subúrbio carioca exibindo em seu peito o escudo que amaria eternamente. Esse menino foi o meu avô materno, Benjamim Joaquim Ferreira, que ao ver o time rubro-anil desfilando seu talento nos campos suburbanos, orgulhou-se em escolher o Bonsucesso Futebol Clube como seu clube de coração. Amanhã, se vivo fosse, meu avô estaria completando 100 anos. Os domingos eram uma festa para o coração rubro-anil de meu avô.

Deixava minha avó doida com sua pressão para o almoço sair mais cedo e ele partir feliz, levando minha mãe toda arrumadinha, para passar o resto do domingo ao lado de seus amigos de arquibancada e curtir os jogos do juvenil, 2º e 3º quadros, aspirante e o time principal. Ajudou seu clube de coração de acordo com as suas possibilidades, doando aterros e materiais de construção em seu caminhão para o novo estádio da Av. Teixeira de Castro.

E que orgulho ele tinha ao comentar seus feitos para ajudar o Bonsucesso. Guardou uma jóia rara por toda a vida: um cinzeiro de porcelana de 1957 com o escudo do clube dado pelo meu pai.

Capa da carteirinha de sócio de 1947: outra jóia quardada pelo meu avô


Em 1961, aos 50 anos, foi vítima de um violento derrame cerebral (hoje chamado de AVC), impedindo a freqüência assídua por muito tempo. Mas não deixou de ouvir o seu clube nas transmissões esportivas pelo rádio. Gostava do locutor Orlando Batista em razão deste, segundo ele, gostar do Bonsucesso.

Mais uma jóia guardada pelo meu avô: capa da carteira de sócio dos anos 30
Bonsucesso com ''M'' e com dois ''C''


Sua vida terrena teve fim no ano do segundo rebaixamento do Bonsucesso, em 1985. E por uma coincidência do destino seu clube volta à primeira divisão no centenário de seu nascimento.

De onde estiver e se ainda responde por Benjamim, espero que receba os mais sinceros votos de um Feliz Aniversário saudoso de sua filha, Dª Marlene e de seu neto, George Joaquim.

Um jogo para quem tem “Nervos de Aço”!

O Bonsuça busca sua primeira vitória nesta Copa Rio. O Voltaço procura se reabilitar da derrota para o São João da Barra. Um jogão da 4ª rodada que tem história para contar. Bonsucesso e Volta Redonda já se enfrentaram 24 vezes, sendo 23 jogos pelos campeonatos estaduais da primeira e segunda divisão e uma partida válida pela Taça de Prata. Foram 9 vitórias do Bonsuça contra 11 do Voltaço e 4 empates.

Relembre um jogo válido pelo Campeonato Estadual de 1982, onde o Bonsucesso venceu o Volta Redonda.

►Ficha Técnica:

Bonsucesso 3 x 1 VoltaRedonda.

Data: 21/11/82.
Local: Teixeira de Castro.
Juiz: Júlio César Cosenza.
Gols: Carlos Alberto 17 e Sivaldo 32 do 1° tempo; Ataíde 14 e Ademir 32 do 2° tempo.

Bonsucesso: Jurandir, Ademir, Osmar. Toninho e Denílson; Wilson. Ataíde e Carlos Alberto: Peninha, Jorginho e Vas­concelos. Técnico: Carlos Roberto.

Volta Redonda: Leite, Paulo Verdum, Renato, Luís Cláudio e Nem; Leo. Russo (Nilo) e Paulo Moreti; Luís Alberto. Eli Mendes (Amarildo) e Sivaldo. Técnico: Jorge Vitorio.

Boa Sorte ao Bonsuça! Abração a todos


10 comentários:

  1. Herman9/16/2011

    Belíssima história, George!!! É bom ver o Bonsuça passando de geração em geração!!!! Muito bom!!!!

    Quanto ao jogo, não tem outra: Bonsucesso tem que vencer amanhã de qualquer maneira; 1 x 0, 0.5 x 0, 0.00000000000000000001 x 0, não importa como mas tem que ganhar. Bonsuça tem que sair dessa lanterna incômoda pra burro e subir lá pro G-2. Temos que torcer também pra que haja um vencedor entre Resende x São João da Barra, porque aí o Bonsuça já pularia pro G-2 em caso de vitória contra o time da cidade do aço!!!


    Torçamos todos juntos!!!

    Bravos rubro-anis!!!!

    ResponderExcluir
  2. RONALDO9/16/2011

    ENCICLOPEDIA DO FUTEBOL RUBRO ANIL , QUE MANEIRO PODER LER ESTA COLUNA E VER COMO ERA O AMOR PELO CLUBE DE CORAÇAO MUITO BONITA A HISTORIA .

    AGORA TEMOS QUE JOGAR NO SABADO COM O CORAÇAO NA INSTITUIÇAO .

    AVANTE CESSO PARA A VITORIA !!


    desculpe a brincadeira acima prof. George

    ResponderExcluir
  3. Diego Zurita9/16/2011

    Grande George, belíssima história! Parabéns!
    E parabéns para o seu avô! Tenho certeza que onde quer que ele esteja deve estar muito orgulhoso por ter você como neto e Dona Marlene como filha.
    Acho muito bacana essa paixão pelo Bonsucesso passando de geração para geração.
    Parabéns!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Herman, Ronaldo e Diego! Agradeço a leitura. Abração a todos.

    ResponderExcluir
  5. RONALDO9/17/2011

    Túlio Maravilha renuncia ao cargo de vereador em Goiás
    Jogador do Bonsucesso, do Rio de Janeiro, chegou a pedir licença de seu posto em Goiânia para defender clube carioca

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Bonsucesso-Tulio-Maravilha-renuncia-vereador_0_555544688.html#ixzz1YCU1uDBf
    © 1997-2011 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

    ResponderExcluir
  6. sócio desde 19719/17/2011

    SR. G.J.OBRIGADO PELA COLUNA,ESSE É O CLUBE QUE AMAMOS E QUEREMOS PENA QUE ESSA DIRETORIA (QUE VINHA FAZENDO BOM TRABALHO NO FUTEBOL)AGORA NÃO PENSA MAS ASSIM( EM VEZ DE DAR FORÇA A GALERA QUE SEMPRE ACOMPANHOU O TIME E AOS GUERREIROS JOGADORES E COMISSÃO QUE SUBIRAM) A MESMA AGORA ESTÁ CERCADA DE BABAÔVOS,DIRIGENTES QUE FORAM MANDADOS EMBORA DE TIME GRANDE E QUE ESTÃO EMPURRANDO DIVERSSAS BABAS PARA O TIME E CULMINANDO COM ESSA CONTRATAÇÃO DESSE TÚLIO QUE É UMA NULIDADE EM CAMPO,MARQUETEIRO DE QUINTA CATEGORIA COM ESSA CASCATA DE 1000 GOLS E SÓ TÁ VENDO O LADO DELE.QUERO MEU BONSUCESSO DE VOLTA.ALÔ DIRETORIA CUIDADO COM AS ELEIÇÕES NÃO CONTEM COM O ÔVO NO "C´"DA GALINHA.

    ResponderExcluir
  7. Olá Amigos,

    Não me canso de parabenizar o meu irmão e amigo George Joaquim por mais uma brilhante matéria. Realmente estamos resgatando toda a história e como muito bem disse o nosso fanático Ronaldo, esse clube tem uma história muito rica. Ao nosso fanático sócio desde 1971, concordo plenamente com a sua opinião. Mas infelizmente agora que o nosso Bonsuça está na mídia, apareceram vários investidores que prometem mundos e fundos para o clube. Porque quando estávamos a 18 anos na segundona eles não acreditaram no Bonsuça? Concordo com você em grau, gênero e número, precisamos acabar com a fogueira da vaidade e pensar na instituição que em 2013 estará completando 1 século de existência e com certeza comandado pelo nosso historiador George, estaremos recuperando e resgatando a história do nosso Bonsuça. Precisamos nos unir em prol de um Bonsucesso melhor e que esteja disponibilizado para os sócios e também para a sociedade. Vale lembrar que o único que acreditou e ajudou patrocinando o clube foi o Jair da KEROCASA. Agora o Duque de Caxias e Boavista estão querendo o patrocínio que anteriormante descartou a possibilidade.

    Avante Bonsucesso!

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Sócio de 1971 e André Veras. Agradeço a leitura. Abração a todos.

    ResponderExcluir
  9. sócio desde 19719/17/2011

    SR. ANDRÉ O MEU MAIOR MEDO É TER UM TIME RECHEADO DE VETERANOS(ESCUTEI FALAR HOJE NO CLUBE DE PEDRINHO EX VASCO, NOVO SÓ VIVIA BICHADO,IMAGINA VELHO) MISTURADO COM BABAS NOVAS RENEGADAS DE FLUNIMED E AFINS E O CENTENÁRIO SER PASSADO NA SEGUNDONA.O SR. E PARTE DA TORCIDA QUE TÃO SEMPRE JUNTOS DEVEM PRESSIONAR QUE ESTA TRAGÉDIA NÃO ACONTEÇA.PRESSÃO TOTAL NO SR. SIMÕES PORQUE A ELEIÇÃO PODE TER SURPRESA COM A ENTRADA DE APROVEITADORE VELHOS E CONHECIDOS.

    ResponderExcluir
  10. GORRAO9/17/2011

    ESTOU VOLTANDO A VER O ANDRE ESCREVEDO PARA O BONSSUSSEÇO ISTO E MUITO BOM MEUS PARABENS ANDRE E BOA SORTE SEU AMIGO GORRAO TREINADOR

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!