03/08/2011

RUBENS LOPES COMENTA RETORNO DE TRADICIONAIS EQUIPES À ELITE DO ESTADUAL

Jogadores participaram da premiação no Salão Nobre do Botafogo
Fotos: FERJ

Na última segunda-feira aconteceu no Salão Nobre do Botafogo a premiação para os campeões das Séries B e C do Campeonato Carioca 2011. O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro comentou sobre a expectativa da próxima edição da Série A na temporada que vem principalmente com o retorno de duas equipes tradicionais do Estadual (Bonsucesso e Friburguense).

“O Bonsucesso retorna a Série A após 18 anos longe. Isso é muito importante para o clube e também para a região da Leopoldina que tem mais uma equipe entre os grandes (o Olaria também está na 1ª Divisão). É importante para o Friburguense também e para a cidade que passa por aquela dificuldade por causa da catástrofe ambiental do início do ano. Esse é um evento que minimiza um pouco essa tragédia e traz alegria pequena a esse povo da região. Teremos um Estadual com duas equipes tradicionais e que promete muito.”

O presidente comentou sobre a chance das equipes atuarem em casa durante a Primeira Divisão.

“O acesso da Friburguense traz um estádio a mais para o Estadual. O mesmo não posso dizer do campo do Bonsucesso que precisa passar por algumas avaliações para que ele possa ser utilizado na Série A. Precisa fazer algumas correções. Para a Série B, a Federação colaborou com a melhoria do gramado em Teixeira de Castro. Procuramos ajudar sempre da melhor maneira todos os clubes.”

Rubens Lopes também comentou que o Bonsucesso receberá uma cota maior dos direitos de transmissão da Série A por ter conquistado o título.

“O Bonsucesso tem uma cota melhor e maior. Já o segundo colocado tem um ‘prêmio de consolação’. Até porque foi uma regra instituída quando se aumentou o numero de vagas na Série B para a Série A.”

O presidente da entidade afirmou que não haverá mudança no regulamento da próxima edição do Estadual até por respeitar o Estatuto do Torcedor.

“Nenhuma novidade nas divisões. Tudo será idêntico a este ano. Temos que respeitar o Estatuto do Torcedor que prevê a não alteração das competições em pelo menos dois anos consecutivos. Todos estão respeitando o regulamento do campeonato. É uma competição onde todos sabem as regras. Se aderirem ao que está acordado anteriormente ao inicio do torneio lograremos êxito. A cada ano, o Estadual vem melhorando. As pessoas vem confiando e acompanhando. A imprensa também está cobrindo as divisões inferiores. Não existe virada de mesa mais. Precisamos melhorar somente os estádios dos clubes de menor investimento. Quando conseguirmos isso estaremos próximo do ideal”, disse Rubinho para depois afirmar que tentará ajudar os clubes na manutenção dos gramados e infraestrutura dos estádios.

“Muitos estádios não conseguem se adequar, mas vamos tentar de uma forma ou de outra para que os clubes possam atuar em casa.”

Rubens Lopes comentou sobre o bom momento do futebol carioca e garante que hoje não há diferenças entre os clubes do estado e de outras regiões.

“O futebol do Rio de Janeiro vem em ascensão. Desde 2006, um clube carioca está em uma decisão importante no Brasil. Antigamente, os outros clubes nos viam de cima, mas hoje isso não existe mais. Temos técnicos importantes e de expressão voltando a trabalhar aqui assim como jogadores. Passamos por um bom momento. Existe harmonia entre os clubes. Não existem mais antagonismos. A visibilidade do Rio é intensa. A Série A é transmitida para o maior numero de cidades, estados e países do mundo.”

O presidente da FERJ, porém, não descartou os jogos às 21 horas nos finais de semana, conforme acontece no Campeonato Brasileiro.

“O horário dos jogos não são estabelecidos somente pela Federação. Os clubes participam disso assim como a detentora dos direitos de transmissão”, limitou-se a dizer.

O Campeonato Carioca começa na segunda semana de janeiro de 2012 composto por dois grupos. Na Taça Guanabara, as equipes se enfrentam no mesmo grupo, classificando dois times para as semifinais. Já na Taça Rio, as equipes enfrentam os adversários do outro grupo, classificando novamente dois times para a fase decisiva.




Um comentário:

Deixe sua mensagem!