sexta-feira, 5 de agosto de 2011

COLUNA '' RESGATANDO A HISTÓRIA COM GEORGE JOAQUIM''

Formação do time campeão.


BONSUCESSO CAMPEÃO DE 1981

Em 1980 passa a vigorar no país a Deliberação n° 1/80 do Conselho Nacional de Desportos (CND). Essa Deliberação dispõe sobre a organização do futebol brasileiro em três divisões (Primeira, Segunda e Terceira) e o sistema de ascensão e descenso dos clubes brasileiros em suas respectivas competições.

Depois da fusão das federações carioca e fluminense, logo após a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, a nova federação organiza o campeonato de 1980 sob a nova norma do futebol brasileiro.

O Bonsucesso sentirá o gosto amargo do descenso da nova lei. Mas a passagem de nosso clube na divisão inferior durará somente um ano. Em 1981, o Bonsuça volta triunfalmente à primeira divisão de profissionais sendo o Campeão da segunda divisão.

A Campanha

Em 10 jogos, o Bonsucesso obteve 6 vitórias, 3 empates e uma derrota. Realizou uma sequência de cinco vitórias seguidas. O time foi treinado pelo Brito.

O campeonato de 1981 contou com os seguintes clubes, alem do Bonsucesso: Friburguense, Goytacaz, Associação Desportista de Niterói, Portuguesa e São Cristóvão. A Portuguesa foi a vice-campeã e também promovida à primeira divisão.

Os jogos(*):

1º Turno:

18/07/81: Bonsucesso 1 x 1 São Cristóvão
26/07/81: Bonsucesso 1 x 0 Goytacaz
02/08/81: Bonsucesso 1 x 0 Friburguense
09/08/81: Bonsucesso 1 x 0 AD Niteroi
16/08/81: Bonsucesso 1 x 0 Portuguesa

2º Turno:

22/08/81: Bonsucesso 3 x 1 São Cristóvão
27/08/81: Bonsucesso 0 x 1 Goytacaz
06/09/81: Bonsucesso 1 x 0 Friburguense
13/09/09: Bonsucesso 0 x 0 AD Niteroi
20/09/81: Bonsucesso 0 x 0 Portuguesa

O Tempo não Para!

Há 64 anos o nosso querido Bonsucesso recebia o Atlético Mineiro no Estádio de Campos Sales. Os dois se enfrentaram pelo Torneio Aberto do Rio de Janeiro. Este torneio era promovido pela Liga Carioca de Futebol com o objetivo de expandir o ideal do profissionalismo no futebol. O “Leão da Leopoldina” papou o “Galo Mineiro”:

Data: 07/07/1937
Local: Estádio de Campos Sales/Rio de Janeiro(RJ)
Competição: Torneio Aberto do Rio de Janeiro
Árbitro: Lippe Peixoto(RJ)
Gols: Guará, Paranhos e Gradim

Bonsucesso: Pinheiro; Ignácio e Camisa; Lamas, Hermes (Durval) e Álvaro; Moacyr (Paulo), Paranhos, Gradim, P.Nunes e Odyr.

Atlético Mineiro: Clóvis; Florindo e Quim; Zezé Procópio, Olavo (Lola) e Bala; Paulista, Alfredo Bernardino, Guará, Nicola e Resende.

Foto: Coloboração do Fanático Anderson Santos
(*) Dados gentilmente cedidos por Raymundo Quadros

Abração a todos.



6 comentários:

Herman disse...

Fala, George!!!! Parabenzaço por mais essa brilhante matéria. Resgatando a história de um dos mais importantes títulos de sua história!!!! E que bom saber que o rubro-anil coleciona boas vitórias também contra clubes de maior renome!!! Muito bom!!!

George Joaquim Ferreira Machado disse...

Valeu Herman! Abração.

RONALDO disse...

NUM PASSADO NAO MUITO DISTANTE O CLUBE JOGAVA CONTRA EQUIPES TRADICIONAIS FAZIA POUCOS JOGOS 10 COMO MOSTRA NOSSO AMIGO GEORGE.

AGORA VOCE JOGA 4 CAMPEONATOS E MEIO PARA MOSTRAR QUE SEU TIME MERECE ESTAR NA PRIMEIRA DIVISAO DO CARIOCA.


GANHASSE 4 CAMPEONATOS VOCE E TETRA CAMPEAO EM UM SO CAMPEONATO .


OTIMA MATERIA MESTRE GEORGE.

RONALDO disse...

AGORA JOGAMOS CONTRA PREFEITURAS E TIMES MENOS QUALIFICADOS E SEM TRADIÇAO.

George Joaquim Ferreira Machado disse...

Amigo Ronaldo, concordo com vc. Um campeonato com 44 jogos e com clubes sem mínimas condições de estrutura para sediar seus jogos, é um tiro certeiro no coração do torcedor de clube tradicional. É um tal de clube empresa aqui, ali ... E ano que vem será essa mesma fórmula! Ainda bem que estamos fora dessa! Abração.to

George Joaquim Ferreira Machado disse...

Peço perdão aos leitores por um "errinho". Onde se lê 13/09/09 na verdade é 13/09/81. Abração.