23/06/2011

RESGATANDO A HISTÓRIA, COM "GEORGE JOAQUIM"

Jonas, O Arqueiro Sensação da Taça Guanabara.

Sob este título, o goleiro Jonas de Paula foi notícia na Revista do Bonsucesso, edição de Agosto de 1969. Somando o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara, de 1969, foram 20 jogos, sendo 06 vitórias, 08 empates e 06 derrotas como arqueiro sensação do Bonsuça. O goleiro destaque do Bonsucesso concedeu uma entrevista a Colbert Loyola. Com a cópia gentilmente cedida pelo fanático Anderson Santos, reproduzo parte da introdução da matéria e a parte final da entrevista.

{[...] Com suas seguras intervenções na nossa meta, tem garantido os bons resultados de nossa equipe, e por diversas vezes, foi eleito pela crônica esportiva como o mais eficiente arqueiro das rodadas [...]}.

[...] ?Antes de terminar, quero agradecer a revista do Bonsucesso a oportunidade que me proporcionou, porque assim, tive a grande chance de externar, sem bajular, o que de fato penso sobre o novo Bonsucesso, que hoje é mais uma força viva no desporto carioca. Hoje é com alegria que ouvimos dos torcedores que o seu segundo clube é o nosso Bonsucesso...

A nossa homenagem a esse grande atleta é através de uma ficha técnica da Taça Guanabara de 1969 com a vitória do Bonsuça sobre o Vasco:

Bonsucesso 1 x 0 Vasco da Gama (Taça Guanabara)

Data: 26/07/69 - Local: Maracanã - Juiz: Arnaldo César Coelho -
Preliminar de Botafogo x America - Gol: Jorge Félix
Bonsucesso: Jonas, Chiquinho, Dutra, Moisés e Albérico; Renê e Gibira
(Didinho); Jorge Félix, Jair Pereira (Valdir), Lourival e Morais.
Vasco: Pedro Paulo, Fidélis, Moacir, Orlando e Eberval; Alcir e Adilson;
Luís Carlos, Nei, Valfrido e Acelino.


Sábado é dia do Leão contra o Alemão.

Em 1979, o Bonsucesso enfrentou o Fluminense de Nova Friburgo. O placar foi 1 x 1. Este clube e mais o Serrano de Nova Friburgo fundiram-se e fundaram o Friburguense. Desde

Desde 1980,Bonsucesso e Friburguense se enfrentam pelo estadual. Foram 11 jogos, com três vitórias do Bonsuça, três do Friburguense e 5 empates:


08/11/1980: Bonsucesso 4 x 3 Friburguense
22/09/1991: Bonsucesso 1 x 0 Friburguense
04/12/1991: Friburguense 1 x 1 Bonsucesso
23/08/1992: Friburguense 5 x 1 Bonsucesso
31/10/1992: Bonsucesso 0 x 0 Friburguense
14/03/1993: Friburguense 0 x 1 Bonsucesso
22/02/1997: Bonsucesso 0 x 0 Friburguense
12/04/1997: Friburguense 1 x 0 Bonsucesso
21/06/1997: Bonsucesso 0 x 0 Friburguense
27/07/1997: Friburguense 1 x 0 Bonsucesso
18/05/2011: Bonsucesso 2 x 2 Friburguense

Abração a todos.


10 comentários:

  1. André Veras6/23/2011

    Grande George,

    Mais uma vez uma excelente matéria. Estava pesquisando para o meu amigo Fábio Menezes a escalação do Bonsuça que era comandado pelo Coutinho, ou seja, o último time que nos levou ao acesso. Verifiquei que a maioria dos blogs são linkados com os fanáticos, ou seja, tudo que se refere ao Bonsucesso está sempre ligado a sua coluna. Como sempre digo: a sua coluna está sendo um acervo parao nosso centenário. PARABÉNS!!!!

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Valeu André!!! Desde que conversei com vc por telefone tô procurando a escalação do Bonsuça de 93.Poxa, o Blog do Marcão que tem muitas fichas técnicas dos campeonatos, precisamente de 93, não tem. O Blog Cacellain tem fichas técnicas de 93, mas tem que ter senha. Vi as anotações do "seu" Palladini, mas de 93 ele não menciona escalação. Me lembro muito bem que jornalzinho do esporte do O DIA, o Ataque, fez uma matéria com o Coutinho qdo ele assumiu o Bonsuça. Se o Fábio possuir algum tempinho, poderia buscar com colegas do O DIA alguma ficha técnica de 93. Abração.

    ResponderExcluir
  3. André Veras. Consegui uma escalação do Bonsucesso de 1993. O Jogo foi contra o Botafogo e perdemos por 1 a 0. Data do jogo: 03/05/93. Local: Moça Bonita. Acho que esse jogo foi transmitido pela Tv Manchete. Bonsucesso: Pastore, Moura, Maurão, Janotti e Alex; Carlos Alberto, Gui e Maurício (Betinho); Zé Vítor (Vanderlei), Carlos Eduardo e Carlos Henrique. Técnico: Coutinho.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. RONALDO6/24/2011

    DESCULPE ENTRAR NA CONVERSA MAIS SERA QUE NAO TEREMOS ESTAS INFORMAÇOES NO ARQUIVO DO JORNAL DOS SPORTS O POPULAR COR DE ROSA .

    OU NOS ARQUIVOS DA FEERJ .

    ResponderExcluir
  5. André Veras6/24/2011

    Grande Ronaldo,

    Obrigado pela dica. Estamos fazendo pesquisas para eriquecer nossos acervos para o centenário. Qualquer publicação do Bonsucesso por favor nos comunique.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. André Veras. Vc frequenta mais o clube do que eu e por consequência tem mais contato com o Zeca. Pergunta ao Zeca ou o Naldo ou o "seu" Dentinho onde são guardadas as fichas de escalação que são entregues aos árbitros nas partidas. Lembro-me que cópia dessas fichas ficavam na entrada do vestiário para o conhecimento da imprensa. Algum lugar dentro da Teixeira deve estar guardadas essas fichas. E aí poderemos ter todas as escalações de 93. Abração.

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo, por favor, não peça desculpas! A conversa é aberta para todos. Já tentei pela net no JS mas encontrei dificuldades. Por isso apoio o André e peço aos fanáticos, torcedores, simpatizantes e vizinhos que tenham revistas com notícias do Bonsuça, entrevistas, curiosidades, escalações, títulos, enviem cópias para os colunistas ou entregue aos Andrés (Veras e Queiroz)e Anderson no clube para que possamos divulgar no blog e adicionar ao nosso acervo. Abração.

    ResponderExcluir
  8. Caro George,

    Pesquisando na internet sobre coisas antigas do BFC, encontrei anunciada no Mercado Livre, uma revista do clube do ano de 1970.
    Pergunta:
    As matérias desta revista já foram usadas para a coluna "Resgatando a História" ? se não, vou compra-la
    para enriquecer este belíssimo trabalho feito por você.
    No aguardo,
    Ricardo Rilo.

    ResponderExcluir
  9. Fanático Ricardo. Pode comprar!!!! Ainda não usei as notícias desta revista de 1970. Eu comprei uma no mercado livre de 1939. Está perfeita. Vou colocar as matérias no Blog para os fanáticos e dignos torcedores e simpatizantes do Bonsucesso acompanharem. Assim que a sala de troféus estiver pronta vou doá-la ao clube para exibição. Obrigado pela sua leitura. Abração e boa compra!!!

    ResponderExcluir
  10. Caro George,

    Infelizmente quando fui fazer a compra, a revista já tinha sido vendida.
    Acho que minha informação chamou a atenção de alguem que leu a coluna.
    Espero que tenha sido comprada por algum Fanático (oportunista)para que seja usada nesta coluna. De qualquer maneira valeu!!!

    Ricardo Rilo.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!