16/06/2011

RESGATANDO A HISTÓRIA, COM "GEORGE JOAQUIM"

FERNANDO MEIRELLES

O Grande Presidente.

Estarei reproduzindo hoje, em grande parte, uma matéria publicada no Jornal do Bonsucesso de julho de 1989, assinada por Conceição Vitor. Esta matéria homenageia o Ex-Presidente do Bonsucesso, Fernando Meirelles, pai do grande torcedor e Benemérito Fernando Meirelles Filho. O Ex-Presidente administrou nosso querido clube no período de 1960 a 1962, segundo a matéria original, e deixou como marca de sua passagem a construção da sede social.


”Fernando Meirelles, O Imortal.”

[A história do Bonsucesso Futebol Clube foi marcada por uma particularidade curiosa em se tratando de clubes de futebol: literatos na diretoria. Fernando Meirelles, que foi presidente do clube no período de 1960 a 1962, também foi um grande poeta e membro da Academia Brasileira de Trovas, além de manter funcionando seu escritório de advocacia. Nas eleições de 1960, Fernando Meirelles concorreu com o Sr. Tadeu Macedo e venceu o pleito com uma vantagem considerável na contagem dos votos.

Ajudado por sua diretoria cujo vice-presidente era o Sr. Crezo da Silva Gouveia, o diretor de futebol o Sr. João Martins e o tesoureiro Sr. Jácomo Esquitini, o presidente conseguiu construir a sede da Rua Teixeira de Castro, um grande feito na época qual hoje, permite aos milhares de sócios do Bonsucesso uma boa opção de lazer e práticas esportivas de primeira qualidade. A sede social do Bonsucesso Futebol Clube tem, portanto, 27 anos de funcionamento beneficiando os moradores o bairro e os simpatizantes do clube.
FERNANDO MEIRELLES FILHO
[...]

Na época, o time era treinado pelo exigente Daniel Pinto que conseguiu, com seu acentuado graude profissionalismo e responsabilidade, elevar o Bonsucesso ao escalão dos grandes clubes. A equipe titular era formada pelo goleiro Cláudio Barbudo, mais tarde vendido ao Santos Futebol Clube e por uma boa dupla de zagueiros: Marcelo e Beto. O meio-campo se destacava pelas atuações de Ivo Sodré e Helinho ao passo que as grandes estrelas do ataque eram Augusto, Artoff e Wellis. Augusto, que era ponta-direita, chegou a ser vendido para o Benfica de Portugal, numa das primeiras levas de craques estrangeiros para o exterior.

Hoje, 14 anos apóssua morte, a memória de Fernando Meirelles continua viva no coração de todos os que o amam e o estimam e nas sólidas estruturas sociais do Bonsucesso Futebol Clube. Para quem passa e olha a sede do clube, Fernando Meirelles será sempre imortal.

Conceição Vitor.

Sábado é dia do Leão da Leopoldina dar uma encostada no Quissamã!(*)

Em 2009 começou o confronto entre as equipes do Quissamã e Bonsucesso. O encontro de sábado será o 7º da pequena história envolvendo os melhores do 1º turno da fase final do campeonato:

12/08/09: Quissamã 0 x 1 Bonsucesso
16/09/09: Bonsucesso 1 x 3 Quissamã
14/10/09: Quissamã 2 x 1 Bonsucesso
18/11/09: Bonsucesso 1 x 1 Quissamã
05/06/10: Quissamã 2 x 1 Bonsucesso
14/07/10: Bonsucesso 3 x 3 Quissamã

(*) Na Pontuação do Campeonato.

Abração a todos.

7 comentários:

  1. MUITO BOM GEORGE PARABÉNS.
    E PARABENS TAMBEM AO PAI DA FERNANDINHA E DA LULINHA

    ResponderExcluir
  2. Fernando Meirelles Filho6/17/2011

    Grande benemérito George Joaquim. A reportagem está ótima, não poderia ficar melhor. O seu talento é indiscutível. Aposto que meu pai Dr. Fernando Meirelles está lá no céu vibrando com a lembrança e tamanha competência da sua parte. Um abraço a senhora sua mãe Dna. Marlene que deve ter grande orgulho do seu filho fanático e grande bonsucessense.

    ResponderExcluir
  3. Matéria de muito bom gosto!! Parabéns George!!

    Parabéns ao meu amigo Meirelles!! Você merece!!

    ResponderExcluir
  4. Robinho amigão do Meireles6/17/2011

    MATÉRIA SENSACIONAL!! NOTA 1000 É POUCO.VALEU GEORGE.AGORA DUVIDO QUE O VELHO PRESIDENTE MEIRELES AMAVA MAS O BONSUÇA QUE O FILHO QUE AS VEZES PARA ALGUNS É RABUGENTO,CORNETEIRO E ENCREIQUEIRO MAS PARA MINHA PESSOA É UM AMIGÃO LEAL GENTE MUITO BOA QUE FIZ NESSES ANOS DE BONSUÇA E SE ADORO ESSE "CLUBETIME" HOJE EM DIA SE DEVE MUITO A FIGURA DE MEU AMIGAÇO MEIRELES "NÃO JOGA NADA". CARA QUE SÓ QUE VER O BEM DO CLUBE SEM NENHUM INTERESSE ,ESSE CARA MERECE ESSA HOMENAGEM E VOU REPETIR É MEU AMIGÃO PARA O QUE DER E VIER.PS:FELIZ O CLUBE QUE TEM EM SEUS QUADROS FIGURAS COMO MEIRELES,FUTURO PRESIDENTE VERAS E GEORGE,COM ESSES TRÊS O BONSUÇA VAI MANTER POR BOM TEMPO ESSA PAIXÃO.VALEU.

    ResponderExcluir
  5. ANDRÉ VERAS6/17/2011

    Olá Amigos,

    Já era hora de se fazer essa homenagem ao Genitor do nosso GRANDE E ILUSTRE RUBRO ANIL, DR. FERNANDO MEIRELES. E nada como essa homenagem ser prestada pelo nosso historiador e Professor George Joaquim. Com certeza volto a dizer que estamos construindo um grande acervo para o centenário do nosso querido e amado Bonsuça. Com o grande reforço do Fábio Menezes que se colocou a disposição para realização desse trabalho. Gostaria que alguns presidensiáveis e postulantes a candidato entendam um pouco da grandeza desse clube e que não desfrute em suas campanhas apenas do atual momento do futebol em que vivemos. Que vocês possam se espelhar no Dr. Fernando Meireles que nos momentos mais difícies do clube, sempre esteve presente e sempre acreditando no sucesso do Bonsuça,como outro fanáticos também.Parabéns George, e gostaria que você abrisse uma lacuna na sua coluna para a minha tia Dona Marlene, para que ela possa contar um pouco a sua história de como assistia os jogos na Teixeira de Castro.

    Um abraço a todos!

    Galera: DE OLHO NO QUEIROZ!!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu galera!!! Foi uma honra fazer essa matéria. Um grande clube não é só feito de grandes jogadores, mas também de grandes administradores. Obrigado pelas palavras Meirelles. Seu pai faz parte da história desse amado clube e temos a obrigação de contar sempre. E vc, como um grande torcedor de nosso clube merece sempre ouvir e ler boas palavras referentes às ações do grande presidente Fernando Meirelles. Abração a todos.

    ResponderExcluir
  7. Herman6/18/2011

    George, parabenzaço pela matéria. É sem dúvida brilhante. Nosso ilustre amigo Meirelles merecia mesmo esta honrosa homenagem ao seu pai, outro ilustre rubro-anil. Vamos todos sempre lutar para o bem do Bonsucesso.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!