17/02/2011

RESGATANDO A HISTÓRIA

GEORGE JOAQUIM


A JANELA TEM QUE SER NOSSA !

A luta pelas duas vagas que garante o acesso a primeira divisão de profissionais será dura e cansativa. Dura porque os clubes tradicionais, em todos os anos de segundona, são jogados dentro de um “saco” com outros que chegaram agora e já querem até tirar o Romário da janela. Sacudindo bem o tal “saco”, o resultado é o campeonato. Todo mundo junto e misturado sem nenhum critério de proteção dos clubes que fizeram história nos campos sagrados de Didi, Nilton Santos, Leônidas... Pode ser protecionismo, loucura, bairrismo, sei lá, pode ser qualquer classificação, mas colocar os tradicionais e fundadores do embrião da atual Federação de Futebol para viajar na primeira fase, é demais. Sem nenhum tipo de constrangimento em defender esta causa, Bonsucesso, São Cristóvão e Portuguesa só disputariam o campeonato a partir da segunda fase. Em 2010, somente o Bonsuça foi para a segunda fase, enquanto que a Lusa carioca e o São Cricri amargaram uma disputa no torneio da morte. E a última grande revelação brasileira, reconhecida internacionalmente, Ronaldo, foi revelado no... São Cristóvão.

Neste ano, os três tradicionais estrearam fora e o Bonsuça foi o único a não perder. Parabéns aos clubes Mesquita, São João da Barra, Serra Macaense, Teresópolis, Estácio, Angra dos Reis, Rio Branco, Friburguense, CFZ, Cardoso Moreira, Tigres e Artsul pelo privilégio de estrearem em seus domínios. Já estão desfrutando o ventinho da janela.

Outra questão que defendo neste espaço é a mudança de regra no número de clubes que sobem à primeira divisão. Desde 2008 o campeonato da primeira divisão foi acrescido de quatro clubes, mas o rebaixamento e acesso permaneceram com dois clubes. Os campeonatos da primeira e segunda divisão estariam mais dinâmicos se houvesse a troca de quatro clubes entre as duas divisões. Em 2011 serão 22 equipes na segunda divisão lutando por duas vagas. O sacrifício poderia ser mais recompensado com mais duas vagas. E quem sabe a janela estaria mais acessível!

Amanhã é dia de Nossa Senhora de Bonsucesso segurar a ira de São João da Barra!

Abração a todos!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. VALEU GEORGE.
    DE PREFERENCIA COM O AR CONDICIONADO LIGADO ( TA FERVENDO NO RJ).
    É VERDADE ESSA FEDERAÇÃO, NÃO VEM MOSTRANDO RESPEITO AOS TRADICIONAIS CLUBES DO RJ. E NÃO É SÓ NA SÉRIE B, NA TERCEIRONA, O GOYTACAZ, TIME COM A QUINTA MAIOR TORCIDA DO ESTADO VAI ESTREIAR FORA DE CASA CONTRA O TODO PODEROSO "CARAPEBUS".

    ResponderExcluir
  3. Herman2/18/2011

    Grande George,

    Endosso bem suas palavras. Já é a quarta temporada seguida em que o Bonsuça estreia fora de casa. A última vez que o rubro-anil estreou em casa foi em 2007, contra o Angra dos Reis.

    Também acho que, de 22 clubes, só 2 subirem é muito pouco. Deveriam ser pelo menos uns 4, mesmo.

    ResponderExcluir
  4. ROBINHO PRIMEIRONA É NOSSA2/18/2011

    GRANDE GEORGE COLUNA NOTA 1000.ENDOSSO EM DOBRO SUAS PALAVRAS.SINTO NOJO DA MARRA DESSES CLUBECOS DE EMPRESÁRIOS APROVEITADORES E PREFEITURAZINHAS QUE QUE NÃO OFERECEM O BÁSICO PARA SUAS POPULAÇÕES E FAZEM CAÇADA DE VOTOS USANDO O FUTEBOL.TRADIÇÃO É TRADIÇÃO E ESSE ANO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS VAI DAR BONSSUÇA.PS:ESSE ANO NÓS TEMOS TREINADOR SÓ FALTA EU ANALISAR MELHOR O GOLEIRO.NOSSOS 2 GRANDES PROBLEMAS À 3 ANOS É TREINADOR E GOLEIROS. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. André Veras2/18/2011

    Olá Amigos,

    Apenas para conhecimento, no jogo deste sábado vamos ter duas estréias: a do zagueiro PC(Paulo Cesar) e o meia atacante Douglas. Para o jogo da próxima quarta podem aparecer mais surpresas. Diretor Robinho pode ficar tranquilo que tanto o goleiro titular quanto o reserva são bons. O importante primeiramente e nos classificarmos para a segunda fase e aí sim estarmos com o elenco fechado.
    Parabéns mais uma vez pela coluna Grande George Joaquim.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Valeu galera!!! Amanhã coração a mil, acompanhando de longe nossa primeira vitória fora e assumindo a liderança. Abração a todos!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!