09/07/2010

COLUNA '' RESGATANDO A HISTÓRIA COM GEORGE JOAQUIM

No Vice-Campeonato de 1924, Bonsucesso é Campeão da Série B da LMDT.


A Liga Metropolitana de Desportos Terrestres organizava o Campeonato da Cidade (esse era o nome oficial do “carioca”) desde 1917. Mas a partir de 1921 a LMDT organizava seu campeonato dividido em séries na 1ª divisão, tipo série A, série B, etc. Os campeonatos da 2ª divisão continuavam independentes. Em 1924 há uma nova cisão e os clubes da “elite” abandonam a LMDT e criam outra liga, a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athléticos). O Vasco foi o único dos “grandes” que continuou na liga.

O campeonato de 1924 da LMDT foi dividido em três séries. Os times se enfrentavam dentro de sua própria série. Os vencedores das séries estavam classificados para o “Triangular final”.

O Triangular final deste campeonato foi formado pelos seguintes vencedores das séries: Vasco da Gama (série A), Bonsucesso (série B) e Engenho de Dentro (série C). Os confrontos obedeceram a um sorteio, conforme o regulamento da competição. O Bonsucesso ficou como “bye” para o jogo final do campeonato. Os jogos decisivos foram noticiados pelo Jornal O Imparcial de 04 de novembro de 1924:

 
“Os jogos decisivos do campeonato da LMDT:
De acordo com os artigos 10 e 11 do regulamento de football, a comissão
técnica da Liga Metropolitana procedeu ao sorteio dos clubes vencedores das
séries respectivas, que vão disputar o título de campeão da cidade.
 
1º match – CR Vasco da Gama (campeão da série A) x Engenho de Dentro A. C.
(campeão da série C).
2º match – vencedor do 1º jogo x Bonsucesso F. C. (campeão da série B)
 
Estes jogos serão realizados em 23 e 30 do corrente mês. 
 

Segundo o jornal, que publicou os artigos que tratavam do sorteio dos jogos decisivos da competição, os vencedores das chaves eram considerados como campeões, portanto o Bonsucesso como vencedor da série B e classificado para o triangular final, é reconhecido pelo regulamento da competição como Campeão da Série B da 1ª divisão da LMDTNa próxima semana a campanha do Bonsuça e a ficha técnica do jogo decisivo contra oVasco. 

                                 

2 comentários:

  1. Grande George,

    Com certeza um dia vou poder ter um dinheiro e transformar essas relíquias em um grande livro. Quem sabe possamos lançá-lo no Centenário do Clube. Vamos amadurecer essa idéia, e começar a procurar patrocinadores. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, ótima idéia!!! Nesse livro pode até colocar as nossas aventuras nas arquibancadas da vida. Nossas alegrias, desabafos e decepções relatados no mais profundo e sincero amor pelo mais querido e o mais antigo suburbano da zona norte em atividade. Abção!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!