16/06/2010

COLUNA EXTRARDIONÁRIA: COM HERMAN RUBRO-ANIL

Por que o Bonsuça não consegue ganhar fora de casa????


Caros amigos rubro-anis, eu começo esta mensagem justamente com a indagação acima. E acredito que vocês também devam estar se perguntando o mesmo.

 

Ninguém sabe explicar a razão de tantos fracassos fora de casa, contrastando totalmente com a performance realizada na Teixeira de Castro; dentro de casa o Bonsuça ganhou quase todas as partidas, ao passo que, fora de casa, o rubro-anil praticamente não ganhou. E isso vem intrigando constantemente a mim e a grande parte dos torcedores.

 

Nossa única vitória fora de casa em 2010 foi contra o Angra dos Reis, pelo placar de 8 x 1, curiosamente a maior goleada do campeonato até o presente momento. O Bonsucesso não conseguiu mais nenhuma vitória fora, sendo que parte dos outros times, mesmo jogando em casa, não é tão forte assim. Vamos analisar a tabela da segunda fase: o Bonsuça até aqui jogou 4 partidas fora (Itaperuna, Sampaio Correa, Quissamã e Fênix).

 

A meu ver, o Quissamã é o mais forte dos quatro. Então, penso que poderíamos ter conquistado até uns 9 pontos de 12, ou, miseravelmente, uns 6 ou 7. A situação real: desses 12 pontos, o Bonsuça conquistou apenas 2. Se o Bonsuça tivesse ganho uns dois desses jogos, já estaria no G-2.

 

É um fato inexplicável um time forte como o Bonsuça não conseguir manter uma regularidade na seqüência do campeonato. Eu já começo a cogitar algumas possíveis razões para tal performance. Um time com uma dupla de ataque formada por Allan e Rafael Paty não pode ficar em posição delicada no campeonato, como está agora.

 

Sei que o nosso setor defensivo precisa melhorar suas atuações, mas como é que a defesa se porta tão bem jogando dentro de casa e tão mal fora? Não sei exatamente o que estaria acontecendo com o time. Será que se trata do desgaste causado pelas longas viagens pra fora do Rio? Ou será algo que a nossa própria razão desconhece?

 

Não é problema de treinador, isso eu posso garantir, pois na passagem do Toninho Barroso já acontecia isso. Mesmo com o retorno do Ronald Cabral, o problema persiste.

 

Mas o que mais me parece plausível é que, ao time, dá a impressão de faltar um pouco de esperteza nesses jogos fora, pois mesmo atuando em campos desconhecidos, o rubro-anil poderia sair de uma parcela razoável deles com os 3 pontos, conforme mencionei anteriormente; tudo bem que, de vez em quando o time consegue arrancar um empate fora.


Seriam bons esses empates se o time, além de vencer em casa, vencesse também fora, de vez em quando. E todos percebem claramente que a falta desses pontos fora estão jogando o Bonsuça lá pra baixo na classificação; e o otimismo da torcida com a possibilidade de retornar à primeira divisão em 2011 começa a se tornar cada vez menor a cada rodada que passa. 

 

O Bonsuça neste momento está no limiar do perigo; com a vitória do Fênix sobre o próprio Bonsucesso, o time em questão ficou a somente dois pontos da gente. Nossa posição na tabela hoje só nos classificaria para a Copa Rio do ano que vem, e ainda assim, no sufoco. O Bonsuça teria que tirar uma diferença de 6 pontos para o segundo colocado, embora ainda faltem várias rodadas daqui até o fim do campeonato.

 

Mas aí é aquela coisa que muitos costumam dizer, tipo: “Ah, ainda faltam muitas rodadas. Não há com o que se preocupar.”, ou então “Muita coisa ainda vai acontecer; os adversários ainda vão tropeçar”. E de fato, os adversários diretos até tropeçam; mas é justamente aí onde o Bonsuça falha: quando o jogo é fora de casa.


Aí os outros que estão a frente empatam ou ganham e o Bonsuça volta lá pra trás na classificação. E quando joga em casa, o Bonsuça ganha e aí só consegue diminuir a diferença – não entra na zona de classificação, o tão sonhado 

 

G-2. O time fica nessa gangorra...


Uma boa alternativa para o Bonsucesso seria, sempre que for jogar fora de casa, buscar incessantemente o gol, e, ao marcá-lo, começar a cadenciar o toque de bola e meter o ferrolho na zaga (vejam bem, não é pra jogar todo atrás o resto do jogo). A ideia é bem simples: gastar o máximo possível de tempo (o resto fica por conta do nosso treinador). Isso é o básico do básico. Muitos times de ponta do nosso futebol se sagraram campeões nacionais porque, entre outras coisas, sabiam bem como administrar o resultado. Isso é regra para a vitória.

 

Eu estou plenamente convicto disso; o time precisa ficar mais esperto durante as partidas, sobretudo nas partidas fora da Teixeira de Castro. Sugestões são muito bem vindas. Tudo que pudermos fazer pra ajudar o Bonsuça, vai ser feito. A hora de apoiar é agora!!!

 

Analisemos a próxima rodada: quarta o Bonsuça recebe o CFZ na Teixeira de Castro – precisamos conquistar os 3 pontos, no que chegaríamos a 14. Na mesma rodada, Quissamã x Itaperuna – Quissamã tem 14 em 3º lugar, Itaperuna tem 16 em 2º lugar; portanto, vitória do Itaperuna joga o time norte-fluminense lá pra cima. Vitória do Quissamã também vai nos deixar distantes do G-2; então, eu considero que seja melhor que aconteça um empate entre Quissamã x Itaperuna. Aí ficariam Quissamã com 15 pontos e o Itaperuna com 17. E nós ficaríamos com 14, ainda respirando.

 

No outro jogo da rodada temos Sampaio Correa em 6º com 11 pontos e Nova Iguaçu em 4º com 13; então vamos ver: vitória do Sampaio leva o time pra 14 pontos, vitória do Nova Iguaçu leva o time da Baixada para 16; com o empate, ambos iriam para 12 e 14 pontos, respectivamente. Portanto, para este jogo entre Sampaio x N.Iguaçu, o melhor resultado para o Bonsuça também seria o empate. A bola da vez é Sendas x Fênix: Sendas tem 5 pontos em 8º lugar e o Fênix tem 9 e está em 7º. Aqui não há dúvidas: o melhor resultado pro Bonsuça é vitória do Sendas.

 

Por fim, temos Cabofriense x Artsul; Cabofriense tem 16 pontos e é o líder do campeonato, ao passo que o Artsul tem apenas 3 pontos e está em 9º lugar. Aqui também não há dúvidas: para o Bonsuça é melhor a vitória do Artsul (embora eu considere improvável). Viram, caros amigos, o preço que o Bonsuça está pagando agora? Tudo por não conseguir desempenhar o seu papel fora de casa.

 

Agora estamos envoltos nessa tal matemática de combinação de resultados. Bom, se o Bonsucesso conseguir, além de vencer, ter a sorte de essa combinação de resultados toda acontecer, ele ficará com os mesmos 14 pontos do Nova Iguaçu – sendo que ambos empatariam no primeiro critério de desempate, que é maior nº de vitórias; o segundo critério seria melhor saldo de gols; aí talvez o Bonsuça possa se dar bem, pois, se ganhar por dois ou mais gols de diferença, o rubro-anil pula para o 4º lugar.

 

Se ganhar por um gol só, aí vai pro terceiro critério, que é maior nº de gols pró, teríamos que torcer para o Nova Iguaçu empatar em 0 x 0 ou 1 x 1, no máximo. Se ainda assim, persistir o empate, o quarto critério é menor nº de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato, somados os cartões dos atletas e da comissão técnica (não sabia que comissão técnica também leva cartão...); 1 vermelho ou expulsão = 3 amarelos; por fim, vai pra sorteio na sede da federação, em dia e hora a serem escolhidos.

 

Esse drama todo só para o Bonsuça conseguir ganhar uma única posição nessa rodada (pra dar uma moral ao time, diga-se de passagem); é tudo o que ele pode fazer: chegar ao 4º lugar.

 

Agora, eu afirmo uma coisa com veemência: se o Bonsucesso não derrotar o Nova Iguaçu no próximo sábado, lá no Jânio Morais, nem adianta a gente perder tempo torcendo por outra combinação de resultados, porque mesmo com os primeiros perdendo, o nosso time pode dar adeus ao sonho de voltar para a Primeira Divisão do Estadual em 2011, mesmo ainda tendo um returno inteiro pela frente.

 

Então, meus amigos, finalizo esta mensagem afirmando o seguinte: o Bonsuça precisa urgentemente começar a ganhar jogos FORA DE CASA – e continuar ganhando dentro -, pra no final do campeonato não ter que ficar dependendo de resultados de outrem; e como estamos começando a entrar na fase final do campeonato, eu acho que essa vai ser a última chance que o Bonsuça terá de começar a ganhar os seus jogos fora de casa. Caso contrário, o Bonsucesso correrá sério risco de ficar de fora até da Copa Rio.


3 comentários:

  1. Olá Herman!!! Ironicamente já falo nos comentários que o Bonsuça sofre com a Síndrome de Deficiência às Viagens. Não gostaria de tratar do Bonsuça dessa forma irônica, mas não tem outro jeito de lidar com um time que não consegue se impor na casa do adversário, desde o início do campeonato.Qdo falo em impor seja para manter um resultado!!! Um time da qualidade do Bonsuça não consegue se manter na vantagem do placar, ou no finalzinho perde a partida. É falta de concentração?? Mulheres gostosas perto do campo?? Medo dos seguranças do time local??? Erro de arbitragem?? Cansaço de viajem?? No primeiro jogo fora contra Itaperuna(2X2) ficamos uma boa parte do tempo na vantagem do placar. No segundo jogo fora contra o Sampaio(2x2), viramos o jogo mas deixamos o Sampaio empatar a partida. No terceiro jogo fora contra o Quissa(2x1)o Bonsuça abre o marcador e perde o jogo aos 47 do segundo tempo.No quarto jogo fora contra o Fênix(1x0), perde-se para um time que estava bem abaixo na tabela.E o pior que desde o jogo que perdemos para o Quissa, estamos sofrendo com "casadinhas" contrárias.
    Ainda bem que estamos fazendo o dever de casa e vencendo na Teixeira. Escrevo já sabendo do resultado de Bonsuça 3x1 Aerosol(CFZ).Em matéria de classificação, a diferença que estava de 5 ptos para o 2º colocado, caiu para 3 ptos.Espero que sábado possamos impor um ritmo de jogo envolvendo os laranjas e trazendo uma vitória. Sábado poderemos fechar a rodada em terceiro com apenas um ponto de diferença para o 2º colocado, caso o Quissa perca para o Fênix em Volta Redonda e o Cabofriense vença o Itaperuna. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,

    SEJA MUITO BENVINDO GRANDE HERMAN! FICO FELIZ EM SER O PIONEIRO DOS COLUNISTAS FANÁTICOS. FICO FELIZ DE VER COMO ESSE BLOG ESTÁ CADA VEZ MAIS CRESCENDO E CHEGANDO A ALTURA DO NOSSO QUERIDO BONSUÇA.
    ESPERO QUE TODOS OS DIAS DA SEMANA TENHA UMA COLUNA DE CADA FANÁTICO.FICO FELIZ POR CER ESSE BLOG BOMBANDO NA INTERNET.

    PARABÉNS XARÁ, ANDRÉ QUEIROZ E PARABÉNS HERMAN PELA BRILHANTE COLUNA.

    UM ABRAÇO A TODOS!

    ResponderExcluir
  3. Herman6/19/2010

    Valeu, André!!! Valeu mesmo, irmão!!! O blog merece esse sucesso. E vai melhorar ainda mais. Vamos fazê-lo todos juntos cada vez melhor.

    Grande abraço pra geral!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!