12/10/2009

PARABÉNS BONSUCESSO

Uma pequena homenagem do ''Blog Fánaticos pelo Cesso'' ao Bonsucesso Futebol Clube



Por : André Luiz Queiroz


Hoje o Bonsucesso completa 96 anos de fundação. O time é da capital do Rio de Janeiro e já participou de muitos campeonatos importantes ao lado de grandes clubes que figuram no cenário nacional até hoje. Temos que comemorar e entoar o hino do Bonsuça em todos os quatro cantos do nosso Brasil Varonil!!!

Um pouco mais sobre a fundação do nosso amado clube !

O Bonsucesso foi fundado em 12 de outubro de 1913, no bairro de Bonsucesso. O clube já foi finalista do Campeonato Carioca da 1º Divisão, em 1924, quando foi derrotado pelo Vasco na final por 1 a 0,sagrando-se vice-campeão carioca.

Seu primeiro campo foi na Rua Uranos, inaugurado em 03-02-1918, Bonsucesso FC 3 x 4 River FC, árbitro: Máximo Martins. Seu segundo campo foi na Av. dos Democráticos, inaugurado em 03-05-1927. Jogo preliminar: Bonsucesso 4 x 1 Olaria, jogo principal: São Cristóvão AC, atual São Cristóvão FR 4 x 2 CR Flamengo.

No Bonsucesso, o grande craque Leônidas da Silva, o "Diamante Negro" marcou o primeiro gol de bicicleta da história. O ex-lateral de Cruzeiro e Seleção Brasileira, Nelinho, teve o Bonsucesso como primeiro clube profissional.


JOGOS INESQUECÍVEIS

No setor nacional, as mais expressivas e brilhantes vitórias foram estas:
Em 1931, no returno do Campeonato, vencemos o C.R. Flamengo pela elevada contagem de 6x2.

Em 1932, no Parque Antártica, contra o Palestra Itália, hoje Palmeiras, até então invicto contra equipes cariocas, o Cesso venceu por 3x1. Na equipe alviverde figuraram Primo, Bianco, Serafini, Ministrinho, Romeu, Amílcar, Pepe, Lara, Imperato e Gogliardo. A atuação de nossos defensores foi tão saliente que mereceu da imprensa paulista o galardão de "Esquadrão Acadêmico" como era conhecido por vários anos.

Em 1933, vencemos o famoso esquadrão do São Paulo FC, no Torneio Rio-São Paulo, por 5x4, integrado por "astros" da categoria de Nestor, Bartô, Orozimbo, Waldemar de Brito, Frienderich, Petronilho e Hercules.

Em 1938, o Bonsucesso FC depois de estar perdendo por 3 a 0, em sensacional "virada", derrotou o Flamengo por 4x3.

Em 1956, perdíamos por 4 a 0 para o Vasco da Gama, quando em brilhantíssima reação igualamos a contagem em 4x4.

No setor do futebol internacional, o Bonsucesso figura entre os clubes brasileiros que mais atuaram no estrangeiro, visitando 46 paises das Américas, Europa, África, Oriente, Ásia e Arábia, onde disputou 104 partidas, vencendo 76, empatando 16 e perdendo 12, com um saldo de 49 gols.

As mais expressivas vitórias internacionais foram estas: na Bulgária, contra a seleção búlgara por 3 a 2; na Romênia contra o campeão Rapid de Bucarest, por 1x0; contra a Seleção Chilena, por 2x1; contra o campeão peruano, o Alianza, por 2x0; contra o Guadalajara do México, por 3x1; contra as seleções do Líbano por 5x1; Síria, por 1x0; Jordânia, por 4x1; Líbia, por 6x1; Porto Rico, por 2x1; El Salvador, por 3x0, contra o Santa Fé, da Colômbia, por 2x1; em Frankfurt, na Alemanha, por 2x0; na Polônia, contra o Kawich por 2x1; na França contra o Reins, por 2x1; na Venezuela, contra o Circuito Italiano, por 3x2; na Noruega contra o Skai, por 1x0 e na Espanha contra o Espanhol de Barcelona por 2x1.


HINO DO BONSUCESSO FC

Para a torcida rubro-anil
Palmas eu peço (clap! clap!)
Na Leopoldina em cada esquina
Quem domina é o Bonsucesso
Lá surgiu um jogador sensacional
Surgiu Leônidas, o maioral!

Quando a turma joga em casa
A linha arrasa
Que baile... Que troça!
A torcida grita em coro
Não há choro
A vitória hoje é nossa


TÍTULOS


Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 6 vezes (1921, 1926, 1927, 1928, 1981 e 1984).
Campeonato Carioca da Terceira Divisão: 2003.


ESTÁDIO

O Estádio Leônidas da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Rua Teixeira de Castro, é o estádio do Bonsucesso Futebol Clube.

Em 1931, o Bonsucesso FC trocou seu velho campo da Estrada Norte por outro mais moderno na Rua Teixeira de Castro, com uma capacidade para receber 10.000 pessoas. Logo, o estádio foi batizado "estádio Leônidas da Silva" em homenagem ao maior jogador que já passou pelo clube.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre "Bonsucesso" e "Carioca", com vitória do Bonsucesso por 5 X 2.



ÍDOLO



Leônidas da Silva (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Tetracampeão pelo Botafogo, em 1935, primeiro campeonato oficial, no regime profissional.

Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a "bicicleta". Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada. Alguns afirmam ter sido criada por um outro jogador brasileiro, Petronilho de Brito, e que Leônidas apenas a teria aperfeiçoado.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre "Bonsucesso" e "Carioca", com vitória do Bonsucesso por 5 X 2. Já pelo Flamengo, realizou a jogada somente uma vez, em 1939 contra o Independiente, da Argentina, que ficou muito famosa na época.


TIMES INESQUECIVEIS


Em pé:Vicentini. Mirim. Valdemar. Nanati. Oncinha e Antoninho. Agachados:Fausto. Nerino. Ruy, Ubaldo ne Eunápio de Queiroz.


Em pé:Urubatão, Gato, Tião, Amauri, Vitor e Agostinho. Agachados:Cidinho, Maneco, Baiano, Soca e Totó.

Em pé: Urubatão. Ari. Gilberto. Elias. Valdir e Luzitano.Agachados: Malinho. Wassil. Gringo. Soca e Helio.

Em pé: Mauro, Gonçalo, Jorge, Gilberto, Pacheco e Haroldo. Agachados: Pedro Bala, Jandir, Valter Prado, Waldemar e Nilo.

Em pé: Severino, Marcelo, Paulinho, Claudio, Edson e Lucas. Agachados:Valter, Adauri, Roberto, Helinho e Sergio.


É uma grande alegria comemorar mais um ano de vida do nosso amado Bonsucesso, é uma grande satisfação frequentar todos os dias esse amado clube, é um prazer inigualável cada notícia postada nesse blog, é uma paixão indescritível torcer por esse clube, por isso que eu falo
'' Bonsucesso eu te amo''


André Luiz Queiroz



11 comentários:

  1. Anônimo10/12/2009

    Parabéns Bonsucesso
    96 Anos
    tomara que o Centenário venha logo ..
    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ROBINHO10/12/2009

    GRANDE BONSSUÇA PARABENS NÓS TE AMAMOS.GRANDE ANDRÉ TEXTO MARAVILHOSO ESSES NOMES ABAIXO AGRADECEM SEU MARAVILHOSO TRABALHO E GOSTARIAM DE ASSINAR ESSE TEXTO CONTIGO. ROBINHO,ANDRÉ FUTURO PRESIDENTE,CESAR,ANDERSON,GEORGE,RENAN,DANIEL TREINADOR,CHOOP,MEIRELES,PEDRO PLANALTO,CORNETEIROS E TODOS OS ANONIMOS DESSE BLOG. VALEU.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado, amigosss !! e Saudações rubro-anis !! Já Já postarei as fotos do evento de hoje

    Abs

    ResponderExcluir
  4. RUBROANILZÃO10/12/2009

    Alô Robinho me inclua nesta lista ,estou trabalhando até o final do ano em sp mas acompanhando nosso time pelo blog, sábado que aflição em galera? Parabens BONSSUÇÃOZÃO.

    ResponderExcluir
  5. André Veras10/12/2009

    Olá Amigos!

    Gostaria de parabenizar os Fanáticos pelo Cesso por essa brilhante matéria realizada pelo PVC Rubro Anil,o querido Xará (André Queiroz),uma matéria digna de premiação,ou melhor, só por quem tem amor a esse clube tão querido da Leopoldina. PARABÉNS pelo trabalho e PARABÉNS BONSUCESSO! Esse blog é o maior exemplo da união de uma torcida tão apaixonada que mais uma vez mostra que torcida não é quantidade e sim qualidade. PARABÉNS A TODOS!!!
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Parabens cesso, voce conquistou meu coraçao
    CESSO !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Andrezinho pela matéria. A memória do clube mais tradicional do subúrbio carioca deve ser muito preservada e divulgada. O Bonsucesso é o mais antigo suburbano em atividade, sem fusões. O São Cricri atual é fruto de uma fusão nos anos 40.Mas, vc poderia em homenagem ao nosso aniversário, falar da partida de 1968 entre Bonsucesso e Flamengo, em que o Fla, antes da partida deu volta olímpica. Depois da lavada de 2 a 0, em pleno maraca, deu a volta para o vestiário de cabecinha baixa. Outro jogo envolvendo o Fla e Cesso. Não sei direito se foi em 75 ou 76, O bonsuça ganha do zico, quer dizer, do Fla por 3 a 1, tb no maraca. E por aí vai. Se vc colocar um pedacinho da memória de cada torcedor, acho que levaria muitas horas escrevendo no blog as partidas memoráveis de nosso bonsuça. Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  8. ROBINHO10/13/2009

    GRANDE GEORGE E AMIGOS DO BLOG LEMBRAR ESSAS PARTIDAS ME DEIXA EMOCIONADO E ME FAZ VOLTAR NO TEMPO . A PARTIDA ERA BONSSUÇA X OLARIA, MEIO DA DÉCADA 70,FUI CONVIDADO PELO MEU AMIGO DO PIO XI FARES BUNAHUM, SEU PAI ERA PRESIDENTE DO NOSSO CLUBE, NOSSO ESTÁDIO ESTAVO LOTADO ELE ME FEZ ENTRAR DE SÓCIO, OLARIA FEZ 1 X 0 E SUA TORCIDA ESTAVA TODA MARRENTA ,AÍ A MOSCA RUBRANIL ME PICOU , COMEÇAMOS A TORCER MUITO TINHA UM CARA COM MEGAFONE SENDO NOSSO LÍDER NAS SOCIAIS, AMIGOS O BONSSUÇA VIROU JOGANDO MUITO ,3 X 1TINHAMOS UMA ZAGA NOTA 10 NILO E NILSON E UM MEIO CAMPO CHAMADO CABRAL QUE HOJE TERIA VAGA EM QUALQUER TIME GRANDE DO RJ E NOSSO TREINADOR ERA CHAMADO DE VELHA. ESSES 3 JOGADORES ERAM TÃO BONS QUE FORAM CONTRATADOS PELO MEU SEGUNDO TIME QUE É O BOTAFOGO TIME QUE NOSSO AMADO BONSSUÇA SEMPRE COMPLICAVA QUANDO JOGAVAM. DEPOIS DESSA PARTIDA SEMPRE ME INTERESSEI EM SABER DO NOSSO TIME ATURANDO ATÉ TERCEIRA DIVISÃO.ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  9. Robison saudades do amigo,achei que só eu era masoquista, bom saber que não estou só me amarrei na página vou acompanhar e procurar as revistas do bonsuça para acrescentar mais fotos...abraços... Fares Bunahum

    ResponderExcluir
  10. Estou muito feliz com a campanha do Bonsucesso em 2011. Em breve estaremos no lugar de onde jamais deveríamos ter saído: a elite do futebol carioca. Até breve, nosso amado bonsuça.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/13/2024

    O time do Bonsucesso de 1969, era muito bom: Jonas, Chiquinho, Dutra, Moisés e Albérico; Renê, Didinho e Danilo Menezes; Gibira, Jair Pereira e Morais

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem!